O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e o secretário de Estado de Polícia Militar e comandante geral da PM, coronel Marcelo Menezes, i...
O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e o secretário de Estado de Polícia Militar e comandante geral da PM, coronel Marcelo Menezes, inauguraram nesta quarta-feira (09/04) a sede da 3ª Delegacia Judiciária de Polícia Militar (DPJM) no centro da cidade. A unidade, instalada na antiga garagem da Secretaria de Transportes, contará com 50 policiais atuando 24 horas por dia em regime de escala, com o objetivo de garantir a legalidade e a moralidade dos atos dos policiais militares.
Em seu discurso, o prefeito Márcio Canella, que também atuou ao lado das forças de segurança em seus mandatos legislativos, ressaltou o compromisso de sua gestão no combate ao crime organizado, promessa feita durante sua campanha. "Que essa Delegacia Judiciária de Polícia Militar inspire outros municípios, pois a população precisa de segurança e recuperar o direito de ir e vir", afirmou Márcio Canella, ao lado do chefe de gabinete Marcelo Canella e da vice-prefeita Mariana Malta.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, destacou a parceria fundamental com a Prefeitura para a concretização da DJPM no município. Ele enfatizou a crescente importância da segurança pública para a população. "Segurança pública se constrói com entendimento e união. O prefeito Márcio Canella tem esse entendimento e percebeu que segurança pública se faz com ações concretas. Estamos prontos para ajudar à população no que for necessário", concluiu o coronel, acompanhado do corregedor geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Pereira.
O tenente-coronel Rafael Pereira, que estará à frente da 3ª DPJM, considerou a inauguração da unidade um marco para Belford Roxo e para a Baixada Fluminense. "Nosso compromisso é defender a população e respeitar todos os direitos de quem busca justiça e igualdade", arrematou Rafael.
O prefeito Márcio Canella foi homenageado com uma placa de agradecimento entregue pelo secretário de Estado de Polícia Militar.
As principais funções da 3ª DPJM incluem:
- Apurar infrações penais e sua autoria.
- Decidir recursos de atos punitivos.
- Receber sugestões, reclamações e notícias de irregularidades.
- Desenvolver atividades correcionais nas unidades policiais.
- Fiscalizar e investigar as atividades desenvolvidas pelos agentes públicos.
- Aplicar as sanções disciplinares cabíveis.
- Promover ações preventivas contra infrações.
- Assegurar o cumprimento das normas e legislações pertinentes.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de secretários municipais, vereadores e público em geral.