Os vereadores de Belford Roxo rejeitaram as prestações de contas da prefeitura de 2022. A votação aconteceu na sessão da manhã desta terça-f...
Os vereadores de Belford Roxo rejeitaram as prestações de contas da prefeitura de 2022. A votação aconteceu na sessão da manhã desta terça-feira (26). Com a decisão, o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, do Republicanos, fica inelegível por 8 anos. O chefe do poder executivo de Belford Roxo, também enfrenta um processo de impeachment que será votado nos próximos dias.
No dia 23 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) rejeitou as contas da gestão do prefeito Waguinho e enviou o relatório para votação da Câmara dos Vereadores de Belford Roxo. A principal irregularidade foi a falta de repasse ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município, provocando um déficit de mais de 87 milhões de reais.
A sessão desta manhã contou com a presença de 13 dos 25 vereadores e todos seguiram a orientação do TCE-RJ e votaram sim para a rejeição das contas, deixando Waguinho inelegível. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, em setembro, o entendimento de que chefes do poder Executivo que tiverem as contas reprovadas pelo Legislativo não podem disputar as eleições.
O prefeito Waguinho também enfrenta um processo de impeachment na Câmara dos Vereadores. Com base nas irregularidades apresentadas pelo relatório do TCE, um morador protocolou o pedido. O processo foi aberto no dia 5 deste mês por unanimidade. A votação está prevista para os próximos dias.
Em nota, a prefeitura de Belford Roxo disse que mandou todos os documentos ao Tribunal de Contas do Estado que recorreu da decisão e aguarda um novo julgamento. O prefeito Waguinho disse que não foi notificado pela Câmara dos Vereadores.