Moradores do Morro do Avião, em Nova Aurora, na Baixada Fluminense, estão sem água há um mês e sem respostas sobre o problema, que atinge di...
Moradores do Morro do Avião, em Nova Aurora, na Baixada Fluminense, estão sem água há um mês e sem respostas sobre o problema, que atinge diversas ruas.
Ainda em março deste ano, uma equipe de reportagem do Grupo Notícias esteve presente no local. Na época, uma mãe relatou a dificuldade de levar os filhos para a escola, já que não tem como dar banho nas crianças. "A situação tá muito complicada", disse Dayana Rocha.
Por conta disso, moradores precisam ir para a casa de parentes e amigos para fazer coisas básicas, como tomar um banho ou até mesmo recorrer a uma torneira que fica na esquina da avenida principal.
A bomba do local, que deveria abastecer cerca de cinco mil pessoas que moram na parte mais alta do morro, não tem essa capacidade, já que os moradores relatam que a água não chega lá e que a bomba só fica ligada por 20 minutos, tempo que não é suficiente para abastecer todas as casas.
Os moradores optaram por fazer uma vaquinha para comprar um caminhão pipa de 10 mil litros, que é dividido para 10 casas, sendo 1.000 litros para cada casa e custando cerca de 45 reais, mas a água só dura por dois dias. "A comunidade tá passando por essa dificuldade, esse sofrimento, gente com criança não tem condições de pagar um caminhão pipa. É um absurdo o que eles tão fazendo com o povo aqui de cima", disse o aposentado Gilmar Gomes.
Procurada pelo Grupo Notícias, a Águas do Rio nos mandou uma nota:
"A Águas do Rio informa que a redução na produção de água em alguns municípios da Baixada Fluminense, devido ao período de estiagem, está impactando o abastecimento no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo. A empresa ressalta que, para que o sistema de distribuição de água volte a operar em plena carga, é preciso que o regime de chuvas nas bacias dos mananciais seja normalizado.
Clientes cadastrados também podem solicitar caminhão-pipa através do 0800 195 0 195, que funciona 24 horas por dia, para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp."