O Projeto Saúde + Feliz anuncia um marco significativo no âmbito da inclusão e superação: Vandiesel, carinhosamente conhecido como Vandi, to...
O Projeto Saúde + Feliz anuncia um marco significativo no âmbito da inclusão e superação: Vandiesel, carinhosamente conhecido como Vandi, tornou-se o primeiro aluno com microcefalia e epilepsia a se formar no curso de Bombeiro Civil Mirim.
Vandi, de 27 anos, foi diagnosticado com microcefalia e epilepsia aos 4 anos de idade. Sua jornada foi permeada por desafios e obstáculos, mas com determinação e apoio, ele encontrou no Projeto Saúde + Feliz uma oportunidade para realizar seu sonho de se tornar parte integrante de algo maior, contribuindo para sua comunidade e desafiando os limites impostos pela condição de saúde.
A mãe de Vandi, Dona Elna, compartilhou a trajetória do filho e a importância do projeto em suas vidas: “No começo, a aceitação foi um desafio, assim como lidar com as dificuldades do dia a dia com uma criança deficiente. Mas, aos poucos, fomos superando os obstáculos e seguimos em frente. E agora, o Vandi teve a oportunidade de participar desse projeto incrível”, afirmou.
O Projeto Saúde + Feliz, que visa promover a inclusão e o bem-estar de todos os participantes, foi fundamental na realização do sonho de Vandi. Apesar da idade limite para a participação ser até os 17 anos, a determinação e desenvoltura de Vandi conquistaram o apoio dos professores e organizadores, que abriram uma exceção para sua participação.
Dona Elna expressou sua gratidão pela abertura e apoio do projeto: “Quem tem filho especial sabe a dificuldade da inclusão dele na sociedade. E esse projeto abraçou o meu filho. [...] E esse projeto não levou em consideração a deficiência dele e nem a dificuldade dele em fazer os exercícios, entender as normas e as regras”, disse emocionada.
Além de proporcionar uma experiência enriquecedora no curso de Bombeiro Civil Mirim, o Projeto Saúde + Feliz também implementou uma rotina diária de responsabilidades para Vandi, ajudando-o a desenvolver sua autonomia, concentração e responsabilidade.
“A implementação de uma rotina diária com responsabilidades, idealizada pelos professores, tem sido fundamental para o crescimento do Vandi. Ele se mostra cada vez mais responsável, focado e engajado em suas atividades”, destacou Dona Elna. Para o secretário especial de esporte e lazer, Jefferson Alencar, “o Projeto Saúde + Feliz tem o compromisso de promover a inclusão e o bem-estar de todos os participantes, independentemente de suas condições”, destaca. “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada de superação com Vandi e outros jovens como ele”, conclui o idealizador do projeto.
Por meio da dedicação de Vandi, do apoio de sua família e da colaboração dos professores e organizadores do Projeto Saúde+Feliz, este marco histórico reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Belford Roxo com a inclusão e o empoderamento de todos os cidadãos, independentemente de suas condições de
saúde ou desafios enfrentados.
Para mais informações sobre o Projeto Saúde + Feliz visite o site: projetosaudefeliz.com