A décima edição da Copa do Mundo Feminina acontecerá no Brasil. Em decisão pelo Congresso da FIFA na madrugada de quinta para sexta-feira (1...
A décima edição da Copa do Mundo Feminina acontecerá no Brasil. Em decisão pelo Congresso da FIFA na madrugada de quinta para sexta-feira (17/05), a candidatura brasileira para sediar a Copa de 2027 venceu a candidatura europeia (formada por Holanda, Alemanha e Bélgica) por 119 a 78 votos.
"Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil", afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa, logo após anunciar a vitória brasileira.
Esta será a primeira Copa feminina realizada na América do Sul. O formato de disputa será o mesmo da edição anterior, de 2023, com 32 seleções, assemelhando-se ao que já estamos acostumados a ver nas Copas masculinas. O Brasil já está automaticamente classificado por ser o país-sede da competição.
Um diferencial para o Brasil vencer a candidatura europeia foram as disposições das praças oferecidas para a FIFA organizar o Fan Festival (eventos que acontecem geralmente em dias de jogos perto do estádio). A proposta brasileira ofereceu dez estádios para as realizações dos jogos. Confira-os abaixo:
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Arena Corinthians (São Paulo)
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Fonte Nova (Salvador)
- Arena Pernambuco (Recife)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena Amazonas (Manaus)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Mané Garrincha (Brasília)
A previsão é que a partida de abertura seja disputada no dia 24 de junho (uma quinta-feira) e a final em 25 de julho (domingo), ambas no Maracanã. As semifinais seriam em Brasília e São Paulo, com a disputa do terceiro lugar em Belo Horizonte. Porém, todas essas decisões estão sujeitas à mudanças pela FIFA posteriormente, de acordo com a organização de cada estado.