Foi aprovado, nesta quarta-feira (06/03), pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de Resolução 618/24, que concede ...
Foi aprovado, nesta quarta-feira (06/03), pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de Resolução 618/24, que concede à deputada federal Daniela Mote de Souza Carneiro (União-RJ) a Medalha Tiradentes.
A autoria original é do deputado Pedro Brazão, que é colega de partido da parlamentar e vice-presidente da Alerj.
Natural de Italva (RJ), Daniela é casada com Wagner Carneiro, prefeito de Belford Roxo, e atuou no poder público como secretária de Assistência Social e Cidadania do município, até ser eleita para seu primeiro mandato como deputada federal. Em 2022, foi reeleita em 2022 para mais um mandato na Câmara Federal com 213,7 mil votos, sendo a candidata mais votada do estado do Rio na ocasião. Logo após a reeleição, foi ministra do Turismo no atual governo do presidente Lula. Ela deixou o cargo em julho de 2023.
Formada em pedagogia pela Associação Brasileira de Ensino Faculdades Integradas e pós-graduada em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes, foi professora do ensino fundamental na rede municipal do Rio. Na Câmara dos Deputados, sua atuação é voltada para as pautas relacionadas à família e à mulher. É autora da lei que institui o dia 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.
Entre as propostas da deputada que tramitam na Câmara Federal está a que altera a Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que institui o Programa Universidade para Todos (PROUNI), para incluir a concessão de bolsas para pós-graduação.
Recentemente, a deputada apresentou o PL 327/2024, que permite aos municípios parcelarem suas dívidas com a União em até 180 meses, com isenção de juros e multas.
Por Notícias de Belford Roxo
Foto: Reprodução