O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste domingo (12/11), quando acontecem a comemoração do Fluminense pelo título da Liberta...
O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste domingo (12/11), quando acontecem a comemoração do Fluminense pelo título da Libertadores deste ano e a última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A concessionária vai ampliar a oferta de trens, conforme aumento de clientes no sistema, já que o desfile do time tricolor está previsto para acontecer a partir das 9h e também os portões dos locais de provas do Enem fecham às 13h.
A operação metroviária será realizada das 7h às 23h, como de praxe aos domingos. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30 no domingo.
Para quem vai à celebração da equipe do Fluminense no Centro do Rio, o MetrôRio orienta que o embarque e o desembarque sejam feitos pela estação Carioca. O acesso C dessa estação (Convento), que aos domingos fica fechado, será aberto para facilitar o desembarque dos clientes. Por questões operacionais, a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque.
Devido à grande movimentação de clientes, a orientação é que os passageiros evitem embarcar com pranchas e bicicletas neste período. Para as pessoas que vão acompanhar a festa tricolor, a recomendação é que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. A tarifa é de R$ 6,90 para ida e R$ 6,90 para a volta. Os passageiros podem, ainda, inserir créditos no cartão Giro pelo site ou aplicativo do Giro, pelo RecargaPay ou nas estações, além de usar o pagamento por aproximação, com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque.
Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã no sábado
No sábado (11/11), o sistema metroviário funcionará das 5h à meia-noite. A partir das 18h30, ocorre a partida entre Flamengo e Fluminense no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Para atender aos torcedores, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente, nas estações próximas ao estádio.
O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
No sábado, a linha 2 também vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado.
SERVIÇO
Metrô - Linhas 1, 2 e 4
Sábado (11/11): das 5h à meia-noite
Domingo (12/11): das 7h às 23h
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado (11/11) e domingo (12/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Sábado (11/11): das 5h às 23h30
Domingo (12/11): 7h às 22h30
Via Comunicação de Imprensa
Foto: Divulgação/MetôRio