Em plena onda de calor com temperaturas recordes acima dos 40ºC no Rio de Janeiro, moradores do condomínio Monza, estão sem água há mais de ...
Em plena onda de calor com temperaturas recordes acima dos 40ºC no Rio de Janeiro, moradores do condomínio Monza, estão sem água há mais de quatro dias e denunciam o descaso da Águas do Rio em solucionar o problema. Por sua vez, a empresa informou através de nota que irá resolver a falta d'água na região até domingo (19).
O conjunto habitacional fica na Estrada Mário Santana, no bairro Wona, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde vizinhos também já registram o desabastecimento.
A revolta aumenta com a falta de resposta de quando vai voltar a chegar a água nas torneiras. De acordo com relatos, para tentar suprir e conseguir fazer o básico, os moradores fazem vaquinha, contratam caminhão-pipa e enchem parte da cisterna. A situação é tão crítica que até a água do hidrante, usada para controlar incêndios, acabou.
No início da semana, a Cedae, que é responsável pela produção de água limpa no Estado do Rio de Janeiro, chegou a adiar uma manutenção programada que interromperia o abastecimento de água em toda a região metropolitana por 24 horas. O motivo do adiamento é a onda de calor que atinge o estado com temperaturas recordes.
A empresa responsável pela distribuição de água em Belford Roxo e outros municípios da Baixada Fluminense, além de parte do Rio, é a concessionária Águas do Rio. Aos moradores, a empresa alega que não está conseguindo identificar o problema. Dão prazos para a água voltar, mas ela nunca chega. Enquanto isso, idosos, crianças e pessoas com deficiência sofrem com o desabastecimento.
“A gente liga e eles falam que não tem manutenção, que não tem problema nenhum e que vai ver o que está acontecendo. Tem três dias que estão dizendo que vai voltar às oito e meia, mas até hoje não voltou”, desabafou “tinha esperança que a água voltasse nesses últimos três dias, mas não voltou e agora a minha caixa está vazia. A minha filha é uma criança com deficiência, ela não pode ficar sem água”, completou a moradora.
Em outro caso, uma mulher que mora no mesmo condomínio, mostra em um vídeo que está usando a máquina de lavar para armazenar a água que tem sido utilizada para o banho e descarga do vaso sanitário.
“Olha a situação que nós estamos. Três, quatro dias já sem água. E essa é a água que estamos usando para jogar no vaso e tomar banho. É uma situação revoltante. Tem moradores idosos, acamados, crianças. Tem gente que não tem condições de ficar comprando água para beber e fazer comida. Estamos em estado de calamidade, pelo amor de Deus nos ajude”, relatou.
Em nota a Águas do Rio informa que "equipes estão atuando no condomínio Monza, no bairro Wona, em Belford Roxo, desde a manhã desta sexta-feira (17). Técnicos da concessionária identificaram uma falha em um registro de água que atende a região mencionada e vai realizar a substituição do equipamento no próximo domingo, dia 19, devido a complexidade do serviço a ser realizado."
"Com o objetivo de garantir o fornecimento de água dos moradores do local, a concessionária disponibilizou caminhão-pipa para os clientes e se mantém à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligação gratuita ou mensagens via WhatsApp."