Reconhecimento do valor e da cultura. Na escola municipal Ayrton Senna da Silva, em Nova Aurora, aconteceu uma exposição de trabalhos realiz...
Reconhecimento do valor e da cultura. Na escola municipal Ayrton Senna da Silva, em Nova Aurora, aconteceu uma exposição de trabalhos realizados pelos 380 alunos do 1° ao 9° ano de escolaridade, conduzidos pelos educadores. Além da exposição, o Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio (Ipharj) forneceu uma coleção especial de itens com o tema África: o berço da humanidade.
Durante a semana, a unidade de ensino organizou oficinas de hip-hop, contos, beleza, moda, desfile de máscaras africanas, dança e música. Além de aulas experimentais de capoeira na quadra da escola.
A secretária municipal de Indústria e Comércio, Enira Ranuzia, foi uma das responsáveis por firmar a parceria com o Ipharj que enriqueceu a experiência dos alunos. “Gostaria de agradecer ao diretor do instituto, Claudio Prado Mello. Essa semana foi incrível com muitas atividades para os alunos na semana da Consciência Negra”, contou Enira. “Movimentamos toda a comunidade escolar com pais, alunos e funcionários produzindo diversos conteúdos dentro do tema. A integração foi uma grande aula de identificação cultural e diversidade”, completou o diretor da escola municipal Ayrton Senna da Silva, Luciano Alves.
Os alunos Karolaine dos Santos e Renner Renê, ambos de 10 anos, ficaram animados com a movimentação durante a semana. “Gostei de todas as atividades, mas adorei participar da oficina em que fizemos bonecos”, resumiu Renner. “Os trabalhos ficaram muito bonitos, com pinturas, desenhos e esculturas lindas espalhadas pela escola”, contou Karolaine.
Via PMBR
Fotos: Renan Marques/PMBR