Pouco mais de 10 mil eleitores definiram quem serão os conselheiros tutelares de Belford Roxo, na eleição deste domingo (01 de outubro). Con...
Pouco mais de 10 mil eleitores definiram quem serão os conselheiros tutelares de Belford Roxo, na eleição deste domingo (01 de outubro). Concorreram ao cargo 21 candidatos, e os dez mais votados foram eleitos conselheiros, os ‘guardiões’ dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Para esta eleição foram definidos 17 locais de votação. A movimentação foi regular e não houve nenhuma ocorrência de crime.
Para garantir os direitos das Crianças e dos Adolescentes foi criado o ECA, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de normas para a proteção dos direitos e aplicação de medidas que são expedidas pelos juízes. Os ‘guardiões’ do estatuto são os conselheiros tutelares eleitos pela população para garantir e preservar o direito da criança e adolescente.
O Conselho Tutelar tem a missão de atender as crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso. Por ser um órgão autônomo e permanente, também fiscaliza outros órgãos e instituições.
A apuração dos votos aconteceu na sede do CMDCA no bairro Farrula, em Belford Roxo, por volta das 18:30. A auditoria foi feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro com os promotores, Dr. Karina Flaks e Dr. Eduardo Pinho. Às 20:30, todas as 60 urnas já haviam sido apuradas.
Confira os quem são os 10 conselheiros eleitos:
- Adriana Bento - 2699 votos
- Marta Terto - 947 votos
- Vitor Matoso - 880 votos
- Keity Jesus - 822 votos
- Lincoln Rodrigues - 645 votos
- Cássio Silva - 633 votos
- Vitão de Deus - 573 votos
- Cleyton Chianelli - 470 votos
- Luciana Lemos - 432 votos
- Ulisses Gall - 273 votos
- Luiz Souza - 273 votos
- Diego da Silva - 230 votos
- Fabiano Alves - 228 votos
- Vivi - 226 votos
- Leonardo Caetano - 218 votos
- Prof. Elisangela - 173 votos
- Alexsandra Madeira - 113 votos
- Francy Lemos - 85 votos
- Paulo Revlis - 66 votos
- Claudio Aquino - 50 votos
- Itala Cardoso - 5
Para assumir a última vaga de conselheiro, houve um empate na contagem dos votos entre os candidatos Ulisses Gall e Luiz Souza, ambos com 273 votos. De acordo com o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Wagner Turques, no edital estava previsto que se houvesse empate a maior nota na prova iria definir a vaga. Essa avaliação é feita para medir o conhecimento dos candidatos sobre o ECA.
Confira a apuração na íntegra:
A eleição para conselheiro tutelar acontece em todos os municípios do Brasil. O voto é voluntário, diferente das eleições para o poder executivo e legislativa, quando é obrigatório. Para votar nas eleições do conselho tutelar é preciso ter mais de 18 anos e está com título de eleitor regular.