Nossa terra, nosso futuro. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), em parc...
Nossa terra, nosso futuro. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), em parceria com a Secretaria de Defesa dos Animais e a de Educação, promoveu na sexta-feira (27-10), o evento do projeto “Guardiões da Fauna”, na Fazenda Boa Esperança. Em alusão ao Dia dos Animais (04-10), o evento contou com muitas atividades interativas e lúdicas para os alunos da rede municipal.
Secretário Igo Menezes (à esquerda) com alunos da rede municipal e funcionários do meio Ambiente no projeto Guardiões da Fauna - foto: divulgação/PMBR |
O projeto organizou um circuito que inspirou as futuras gerações com diversas lições sobre o meio ambiente. Com pinturas de rosto; travessias na Ponte de Três Cordas e Falsa Baiana; estandes da Águas do Rio, Projeto Tamar, APA Alto Iguaçu, Instituto EAE - Educação Ambiental e Ecoturismo e da equipe técnica da Sema. A ONG Sítio Pedagógico da Jacira protagonizou uma exposição de animais exóticos com a presença das corujas da Igreja e Orelhuda, e uma jiboia arco-íris da Amazônia.
Secretário Igo Menezes também se divertiu com os alunos atravessando a ponte - foto: divulgação/PMBR |
Educação ambiental
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Igo Menezes, enfatizou que o projeto faz parte do fortalecimento da educação ambiental na cidade. “Esse evento especial constitui uma importante ferramenta para conscientizar e estimular ações conservacionistas da nossa fauna”, ressaltou. “Apresentamos animais silvestres às crianças, além de destacarmos a importância ecológica no ecossistema. Tudo isso com muita diversão e interação”, acrescentou Igo.
Izabelle Gonçalves, da escola Municipal Bairro das Graças, se encantou com a coruja da igreja - foto: divulgação/PMBR |
O aluno da escola municipal Manoel Gomes, Carlos Daniel Campos, de 15 anos, liderou um dos grupos que realizaram o circuito do evento. “As atividades foram muito divertidas e levaram muito conhecimento na interação com a natureza. Essa experiência foi única”, contou Carlos Daniel. “Achei legal correr, pular e respirar o ar livre. Conheci e fiz carinho em animais superinteressantes”, complementou a aluna da escola municipal José Mariano dos Passos, Emely Maira Silva, de 10 anos.