A Superintendência de Assistência Farmacêutica de Belford Roxo, conhecida popularmente como Farmácia Municipal, é o órgão da Secretaria Muni...
A Superintendência de Assistência Farmacêutica de Belford Roxo, conhecida popularmente como Farmácia Municipal, é o órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) responsável pela distribuição de todos os medicamentos e insumos hospitalares que viabilizam os diversos tratamentos de Saúde disponibilizados na cidade. É um trabalho fundamental que estrutura recepção, estocagem e a entrega mensal de mais de 200 mil itens. Todos esses itens são fornecidos tanto diretamente à população como através dos repasses às Policlínicas de que contam com farmacêuticos responsáveis.
Entre os medicamentos fornecidos gratuitamente estão os administrados no controle do diabetes, da ansiedade e da hipertensão - Foto divulgação/PMBR |
Os medicamentos são adquiridos em parceria com o Governo do Estado e são estocados de acordo com uma série de especificações. "Temos medicamentos que podem ser estocados em temperatura ambiente e outros que precisam de refrigeração entre 2°C e 8°C. É cuidado necessário e que tem que ser bem administrado", informou a farmacêutica Amanda Tavares Pessanha, da equipe de especialistas da Farmácia Municipal.
Em tratamento há quatro anos contra a ansiedade, a atendente Alessandra Moreira Amaral, recebeu pela segunda vez os medicamentos necessários e elogiou o serviço prestado pela Farmácia Municipal. "Estou trazendo a receita da minha médica para receber os remédios aqui. Trabalho no centro de Belford Roxo e a equipe da Farmácia está de parabéns. Fui sempre bem atendida", declarou Alessandra.
Alessandra Moreira Amaral faz tratamento contra a ansiedade e pega remédios na Farmácia Municipal - Foto divulgação/PMBR |
Retirada só com prescrição médica
Entre os medicamentos fornecidos gratuitamente estão os administrados no controle do diabetes, da ansiedade e da hipertensão. A retirada é feita sob prescrição médica e mediante a apresentação da receita. "Os programas são em parceria com o Governo do Estado e todos os medicamentos e insumos são recebidos na nossa central para processamento e distribuição", complementou a farmacêutica Amanda Pessanha.
O atendimento na Farmácia Municipal é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Rua João Gonçalves Neto (conhecida como Rua do Meio), 620, Centro. Além do fornecimento direto à população e da distribuição de insumos para as policlínicas, a Farmácia Municipal é responsável também pelos medicamentos entregues por 16 programas de atenção especializada, como os da Hanseníase e da HIV/Aids. A Farmácia Municipal conta ainda como uma assistência jurídica para os pedidos vindos da Procuradoria do Município.