Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o Estado do Rio de Janeiro registrou o número recorde de 110 feminicídios no ano passado. ...
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o Estado do Rio de Janeiro registrou o número recorde de 110 feminicídios no ano passado.
Esse é o maior da série histórica do ISP, que começou em 2016, e indica que uma mulher foi morta a cada três dias no ano passado.
O dado faz parte do Dossiê Mulher 2022, que será divulgado nesta quarta-feira (8).
O número do ano passado é maior que o de 2021, quando 85 casos foram registrados.
Apenas em janeiro deste ano, 9 casos de feminicídio foram notificados.
Feminicídio em Belford Roxo no início do ano
Entre os casos de feminicídio em 2023, está o da jovem Gabriela Souza, de 27 anos, que foi assassinada asfixiada no bairro Parque São José, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, após uma discussão com o ex-marido no segundo dia do ano - 02 de janeiro de 2023.
Gabriela Souza, de 27 anos, foi assassinada asfixiada em Belford Roxo após uma discussão com o ex-marido - foto reprodução/TV Globo
De acordo com a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, a briga com o ex-marido Fábio Araújo da Silva, começou após o acusado exigir que ela entregasse o celular para que pudesse ver as mensagens. A jovem não permitiu que sua privacidade fosse violada e acabou sendo sendo estrangulada.
Ainda de acordo com as informações, o acusado foi preso em flagrante por agentes da DHBF por feminicídio e na delegacia teria confessado o crime.
Com informações do G1