Nos últimos dois anos o 39º BPM, o Batalhão de Polícia Militar de Belford Roxo, teve seus melhores índices na segurança pública de todos os ...
Nos últimos dois anos o 39º BPM, o Batalhão de Polícia Militar de Belford Roxo, teve seus melhores índices na segurança pública de todos os tempos. A frente da corporação neste período estava a Tenente Coronel Daniele Neder, sendo a única mulher comandando um batalhão da PM no período.
A Tenente Coronel fez história e colocou a cidade em primeiro lugar no Sistema Integrado de Metas do Estado do Rio de Janeiro. Para muitos da população belforroxense o comando do 39º BPM na responsabilidade da mesma se destacou como um dos melhores desde sua fundação em 2005.
Ten Cel Daniela Neder - foto reprodução |
Daniele Neder chegou em Belford Roxo em novembro de 2020. Desde então, foi sob seu comando que o destacamento da PM no Roseiral foi implementado, além da instalação de um contêiner na comunidade de Santa Teresa em parceria com a prefeitura municipal de Belford Roxo, que cedeu a estrutura. A parceria com o prefeito da cidade, Waguinho, também rendeu diversas ações de retirada de barricadas de diversas comunidades.
Como por exemplos, a comunidade do Gogó da Ema, que estava com barricadas em praticamente todas as ruas transversais no Bom Pastor, e foram retiradas. Os policiais faziam a varredura do local, enquanto funcionários da prefeitura limpavam as ruas com maquinas e caminhões.
Entre as diversas ações e operações, a Tenente Coronel também fez uma homenagem às mulheres no dia internacional da mulher, assim como uma campanha de arrecadação para o enxoval do Enzo, um recém nascido vítima de maus tratos. O menino de dois meses permaneceu 10 dias internado e quando saiu da unidade hospitalar recebeu seu enxoval completo doado pelo 39º BPM.
Homenagem as mulheres do batalhão de Belford Roxo no dia internacional da Mulher - foto reprodução |
Enxoval arrecadado por policiais militares do 39º BPM para o recém nascido Enzo vítima de maus tratos - foto reprodução |
Com índices de criminalidade cada vez melhor e ganhando cada vez mais destaque, a comandante também foi homenageada com a Medalha Mérito Coronel Assunção. A honraria é dada a policiais militares e civis que se destacam no combate à criminalidade.
Ten Cel Daniela Neder com a Medalha Mérito Coronel Assunção por se destacam no combate à criminalidade - foto reprodução |
Em números, Belford Roxo, chegou ao primeiro lugar no Estado no Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados do segundo semestre de 2022 e o 3º colocado em apreensões de fuzis (27), de todo o Estado do Rio de Janeiro. Esses indicadores são medidos pelo Instituto de Segurança Pública.
Nesta última quinta-feira (09), a PMERJ realizou a troca do comando do batalhão de Belford Roxo. A Ten Cel Daniele Neder deixou o posto e quem assumiu foi o Ten Cel Reis.
‘Missão cumprida da melhor forma possível’
Foi assim que Daniele começou seu texto de despedida (ou até logo) do 39º BPM em suas redes sociais. Ela agradeceu a tropa, o acolhimento da população belforroxense, além de apresentar os números de atuação do batalhão.
Confira os números da comandante que ficou 2 anos e 2 meses no cargo.
TABELA DE APREENSÕES
Período: 28/11/2020 à 08/02/2023.
MATERIAL/QUANTIDADE:
FUZIL = 48
SUBMETRALHADORAS = 04
PISTOLAS = 252
REVÓLVERES = 64
ESPINGARDAS = 06
CARABINAS .30 = 01
CARABINAS = 01
SIMULACROS = 82
ARTEFATOS EXPLOSIVOS = 62
MACONHA (TROUXINHAS) = 51.599
MACONHA (TABLETE 1KG) = 40
MACONHA (TABLETES PEQUENOS) = 473
COCAÍNA (CÁPSULAS) = 88.242
COCAÍNA (SACOLÉS) = 71.376
COCAÍNA (TABLETE 1KG) = 740g
CRACK (PEDRAS) = 34.765
LOLÓ (FRASCOS) = 3.088
LANÇA PERFUME = 10
HAXIXE/SKANK (SACOLÉS) = 2.671
PRESOS = 1.024
NEUTRALIZADOS = 116