O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, a partir disso, o fotógrafo Anderson Rocha iniciou seu projeto em apo...
O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, a partir disso, o fotógrafo Anderson Rocha iniciou seu projeto em apoio chamado “A beleza em um olhar” que é uma proposta elaborada para levantar autoestima, proporcionando retratos de qualidade, o projeto já atendeu mais de 400 pessoas em 04 anos de ação (buscando adentrar em outros estados).
Aonde propõe fotografias gratuitas em troca de sorrisos, buscando o resgate e momentos de alegria através da imagem, buscando um olhar carinhoso para si mesmo.
Principalmente buscando alerta população a respeito desta realidade, o projeto conta com a assistência e supervisão de 02 psicólogos.
Lembramos que é totalmente gratuito, aberto para o público mediante a agendamento.
Malu Amand: Acho a campanha importante para conscientizar as pessoas sobre a doença da depressão, por que ajudando, essas pessoas podemos evitar que cometer o suicídio.
Gabriel Valentim: “Setembro amarelo deveria ser todos os dias, estar presente em todos os debates e meses pela vida, não podemos deixar de falar sobre suicídio/depressão, não é algo bobo, é algo que deve ser cuidado, com amor, proteção, carinho, respeito. Quando decidi participar em conjunto com Anderson, foi visando enfatizar a importância da conscientização e prevenção.”
“Participar dessa campanha me fez olhar pra trás e ver o quanto sou forte. Passei por um relacionamento abusivo, onde 2 dos 3 anos juntos foram marcados por intensas agressões e episódios de cárcere privado. Tentei suicídio algumas vezes, achei que nunca mais conseguiria me reerguer, mas hoje estou aqui. Cheia de conquistas, metas, sonhos, planos e viva para contar minha história e participar desse projeto que ajuda tantas pessoas a se verem através de um outro olhar. A fotografia tem esse dom de devolver a autoestima, a segurança e a confiança que, por motivos que só nós sabemos, a vida nos tira. Sorrir e nos ver através de outra perspectiva nos faz entender o motivo de ainda estamos aqui.”
Abaixo, confira depoimento de uma participante do ano passado:
“Oi, me chamo Fabiana, eu tenho 36 anos, venho aqui falar sobre Setembro Amarelo. O projeto veio na minha vida, quando estava passando por um momento difícil com meu filho, Kailã, hoje ele tem 12 anos, mas quando isso aconteceu tinha 10 anos, então meu filho tentou se suicidar por motivos pessoais aos quais eu não sabia, só descobrir quando eu conversei com ele. Então esse ensaio fotográfico me ajudou muito a evitar bastante coisa, agradeço muito por ter resgatado meu filho, esse ano novamente eu farei, esse ensaio para mim é como se fosse uma terapia auto ajuda , uma ajuda dupla, ajuda em grupo.
Agradeço ao Anderson pela oportunidade em todo, e deixo uma alerta da importância da prevenção ao suicídio.”
CONTATO para agendamento: (21) 98687-2421
Instagram da campanha:
@projeto_setembroamarelo
Instagram de trabalho: @andersonrochafotografia