Muitas pessoas não sabem o que significa a sigla IPTV, mas o serviço ao qual ela se refere é bem popular. Trata-se da tradicional TV pela in...
Embora esteja se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros, a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, está estudando maneiras de bloquear o IPTV.
E porque? Primeiramente, vale a pena salientar que a ação de bloquear o IPTV será direcionada apenas para os serviços ilegais que utilizam essa ferramenta. Existem operadoras que pagam pelo direito de transmissão de muitas emissoras de TV e que oferecem isso em seus pacotes de assinatura. Neste caso, nenhuma consequência será percebida, pois o trabalho é feito dentro da legalidade.
No entanto, o problema reside em transmissões de inúmeros canais de TV aberta e fechada que são feitos de modo irregular. O usuário paga por uma suposta assinatura, instala alguns aparelhos em sua casa e pronto, sem contrato, sem formalidade ou qualquer outro documento que comprove a honestidade do serviço.
Para esses casos, a Anatel tem a expectativa de que até o início de 2023 seja possível bloquear o IPTV da maior parte dos serviços não homologados, ou seja, ilegais.
E como a Agência pretende fazer isso? Ferramentas capazes de detectar a conexão com servidores de IPTV irregulares farão com que o serviço seja permanentemente bloqueado. Além disso, como não se trata de uma relação formal, o consumidor perde qualquer chance de recorrer aos seus direitos junto aos prestadores dessa modalidade perigosa de serviço digital.
Além disso, vale ressaltar que no final de 2021, a Anatel chegou a informar sobre a existência de softwares mal-intencionados dentro dos aparelhos de IPTV. Por isso, quem desejar se regularizar deve contratar algum tipo de empresa que esteja autorizada a prestar esse tipo de serviço.
Via Edital Concursos