O ciclone extratropical chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (10/08) e já fez estragos em diversos pontos da cidade. O Centro de Oper...
O ciclone extratropical chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (10/08) e já fez estragos em diversos pontos da cidade. O Centro de Operações confirmou que a força do vento derrubou 20 árvores nas últimas 12 horas. Moradores usaram as redes sociais para relatar episódios de destruição e de susto.
A ventania começou por volta das 20h, quando houve registro de 54,6 km/h no Vidigal, e chegou a 93,6 km/h em Copacabana, entre 4h e 5h desta madrugada. Além disso, provocou uma forte ressaca no mar na manhã desta quinta-feira (11).
A cidade permanece em estágio de mobilização, sendo este o segundo nível em uma escala de cinco. Significa que há riscos de ocorrências de alto impacto no Rio, já que o vendaval arrancou portões, derrubou árvores, postes e deixou bairros sem energia elétrica.
A ventania se deu, devido às altas temperaturas no Rio e, com a chegada da frente fria, o ar quente se encontrou com a massa de ar frio, provocando fortes ventos.
A Marinha emitiu um alerta de ressaca para toda a orla do Rio. As ondas podem chegar a 4m de altura. O aviso foi dado na manhã de quarta-feira (10) e vai até as 21h de sexta-feira (12).
A previsão do tempo para esta quinta-feira é de céu predominantemente nublado, com chuvisco ou chuva fraca isolada a qualquer momento. As temperaturas estarão em declínio, com mínima de 16°C e máxima de 25°C.
Cariocas também comentaram nas redes sociais que a força do vento chegou a arrastar móveis dentro de suas casas. "Muito vento no nosso País RJ, acordei 4 da manhã com barulho de coisas caindo no quintal. E continua ventando", escreveu uma pessoa. "Rajadas de vento no RJ... Com força suficiente para arrancar a bermuda que esqueci no varal", descreveu outra. "Parece que a qualquer hora o vento vai levar minha casa junto", comentou uma internauta. "Bonde de quem acordou às 5:30 com o vento arrastando as cadeiras do terraço", disse mais um.
As orientações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio são para que a população evite banho e esportes no oceano, navegação, pesca, além de ficar em mirantes, na beira do mar ou pedalar na orla. Também que fechem as janelas, basculantes, portas de armários e registro de gás da casa. Devem evitar ficar embaixo de árvores e passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas. Caso algo venha a acontecer, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil devem ser acionados pelos números 193 e 199, respectivamente.