As karatecas Natalia Fuly e Eduarda Muniz, da Associação Físico e Forma de Karatê (AFFK), de Belford Roxo, conquistaram o título de Campeãs ...
As karatecas Natalia Fuly e Eduarda Muniz, da Associação Físico e Forma de Karatê (AFFK), de Belford Roxo, conquistaram o título de Campeãs Cariocas no Campeonato Estadual de Karatê 2022. A disputa aconteceu no último domingo, 7, na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá.
A competição, organizada pela Federação de Karatê Fluminense (FKF), reuniu mais de 350 atletas de todo o estado em busca do título, que é o mais importante do Rio de Janeiro. E o campeonato foi dividido nas modalidades Kumitê (luta) e Kata (apresentações de uma espécie de luta imaginária contra vários oponentes) e por categorias de acordo com peso e idade.
O destaque na luta, na categoria Kumitê Sênior Feminino -61kg (Faixa Branca a Verde), ficou por conta de Eduarda Muniz, que venceu duas adversárias com vantagem de pontos. A atleta está no topo do ranking dos melhores atletas do Rio de Janeiro. “Graças à misericórdia de Deus hoje estou entre os melhores do Rio. Deus é bom o tempo todo”, agradece Eduarda.
Já na categoria Kumitê Master Feminino (Faixa Branca a Verde) o ouro foi conquistado por Natalia Fuly, que também foi medalhista de prata na categoria Kata Master Feminino. “Estou satisfeita com o meu resultado. Tive um bebê há seis meses e voltei a treinar faz pouco tempo e já sou campeã estadual em Kumitê e vice-campeã de Kata. Vou continuar treinando muito, pois o foco agora é o Campeonato Brasileiro”, destaca a atleta.
O Campeonato Brasileiro Master de Karatê acontece de 7 a 11 de dezembro, no Ceará. Mas a karateca conta que, além de muito treinamento, ainda será necessário conseguir recursos financeiros pra conseguir competir. “Estou criando uma marca de camisetas e acessórios com a temática karatê para levantar fundos para a viagem, equipamentos e inscrição. Mas como falta pouco tempo, preciso também correr atrás de patrocinadores que possam ajudar”.
A Kamae Karatê, marca criada pela esportista, tem o intuito de mostrar o karatê como estilo de vida, com roupas para uso no dia a dia e não somente para treino. Inicialmente as vendas vão acontecer pelo Instagram @kamaekarate, e a promessa é de que a loja inaugure ainda este mês.
Vila Olímpica e Associação de Moradores é seleiro de Campeões
O treinador shihan Ademir Gonçalves, fundador da Associação Físico e Forma de Karatê, onde Natalia e Eduarda treinam, ministra aulas na Vila Olímpica de Nova Piam e na Associação de Moradores de Santa Maria, em Belford Roxo, e desses dois locais já saíram vários campeões.
Professor shihan Ademir Gonçalves - foto reprodução |
Muitos alunos de Ademir já ganharam títulos importantes em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais, como o atleta Lucas Barreto, que levou o título no Open de Karatê Arnold Classic. “O karatê é um dos esportes que mais traz medalhas para o município”, conta o professor.
E na intenção de fomentar ainda mais a prática da modalidade na região, as aulas ministradas na Vila Olímpica são gratuitas e tem preços populares na Associação de Moradores de Santa Maria. Adultos e crianças podem se inscrever. Na Associação, as aulas são as segundas e quartas, já na Vila, as terças e quintas. As inscrições podem ser realizadas diretamente na secretaria desses locais.