O aumento de casos de Covid-19 na cidade do Rio já causa um impacto na fila de internação para tratar a doença e traz uma preocupação mesmo...
O aumento de casos de Covid-19 na cidade do Rio já causa um impacto na fila de internação para tratar a doença e traz uma preocupação mesmo que ainda sem reflexo no número de óbitos. Nesta terça feira (07 de junho), dados do painel da prefeitura mostram que à noite 11 pessoas esperavam ser transferidas de uma unidade de emergência para um hospital da rede.
Em média, o tempo na fila ultrapassava 73 horas, mais de três dias. Há um mês, a fila estava zerada e apenas oito pessoas estavam internadas na cidade. Com o aumento de casos e de pedidos de internação levou a secretaria estadual de Saúde a reabrir 40 leitos no Hospital Dr Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu.
Com 90 pessoas internadas com Covid na cidade do Rio, a falta de vagas ocorre porque a maioria dos leitos usados anteriormente para o tratamento de pessoas com coronavírus foi convertido para atender outras especialidades.
Criado para ser exclusivo no tratamento da Covid-19, o hospital Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, também converteu leitos para a internação de pacientes sem Covid-19 após a redução de casos. No entanto, um novo crescimento da curva do coronavírus fez a secretaria estadual de Saúde reativar 30 leitos de enfermaria no último sábado e outros 10 de UTI nesta segunda-feira (07). De acordo com a pasta, o maior número de solicitações de leitos está na capital.
O aumento do número de casos de Covid-19 nesta época do ano era esperado pelas autoridades de saúde, assim como outras doenças respiratórias, como a gripe.
Via Extra