Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o Brasil desperdiça por ano aproximadamente 27 milhões de tonelada...
Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o Brasil desperdiça por ano aproximadamente 27 milhões de toneladas de alimentos.
Segundo o levantamento, estima-se que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento.
Ainda de acordo com a divulgação, o "Profissão Repórter" mostrou o trabalho de um casal da periferia de Mauá, na Grande São Paulo, que tenta, individualmente, reverter esse quadro: toda semana, eles viajam quilômetros para ir até o mercado central da capital paulista para buscar alimentos que seriam descartados, e doam aos mais necessitados.
Do lado oposto ao desperdício, milhares de famílias não têm o que comer.
A equipe do "Profissão" conheceu o projeto Gramachinho, que alimenta centenas de famílias em Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio, que dependiam do maior lixão da América Latina para sobreviver.
Lixo na Amazônia
No Norte do país fica o estado que mais produz lixo urbano no Brasil: o Amazonas. Lá, quase todos os 62 municípios jogam seus resíduos em lixões impróprios.
Só em Manaus, é como se cada habitante descartasse por dia mais de 1 kg de lixo.
Via G1