Trens dos ramais de Santa Cruz e de Japeri circulam com atrasos na manhã de quinta-feira (2) devido ao furto de cabos de sinalização na altu...
Trens dos ramais de Santa Cruz e de Japeri circulam com atrasos na manhã de quinta-feira (2) devido ao furto de cabos de sinalização na altura da estação de Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.
Além dos atrasos e intervalos maiores entre os trens, que sem estão sendo operados por rádio, não há partidas especiais com origem e destino final em Campo Grande, no ramal de Santa Cruz.
Esse mesmo furto de cabos atinge também o ramal de Japeri, que está sem partidas especiais com saída ou chegada em Nova Iguaçu. Com isso, já era grande, por volta das 6h30, o número de passageiros na plataforma de Nilópolis, por exemplo.
A SuperVia informou que os passageiros estavam sendo informados por meios de áudios nos trens e nas estações. Os reparos na rede de sinalização foi concluído às 8h36 e a circulação dos trens nos ramais de Japeri e Santa Cruz foi normalizada.
O RJ2 teve acesso a um relatório da concessionária que mostra que, em nove estações, a situação é tão grave que a SuperVia já perdeu o controle da operação. São três do ramal Belford Roxo: Jacarezinho, Barros Filho e Costa Barros. Quatro no Ramal Saracuruna: Cordovil, Manguinhos, Parada de Lucas e Vigário Geral. E duas no ramal Santa Cruz: Padre Miguel e Senador Camará.
A SuperVia informa que esse tipo de crime tinha diminuído no período entre setembro e outubro. Mas voltou a crescer em novembro. Segundo a concessionária, de janeiro a 15 de novembro deste ano foram furtados 29.183 metros de cabo, enquanto no ano passado foi cerca de 7 mil metros.
Via G1