Imagem Reprodução TV Record - Balanço Geral A lutadora Thássya Yamato teve que superar traumas causados por abusos sofridos ainda na infânci...
Imagem Reprodução TV Record - Balanço Geral |
A lutadora Thássya Yamato teve que superar traumas causados por abusos sofridos ainda na infância, para se tornar uma referência para outras mulheres em Belford Roxo. Hoje, a jovem é tri campeã de boxe e bi campeã de muay-thai amador, com apenas um ano no esporte. Ao lado do marido, criou um projeto social para ensinar artes marciais com aulas gratuitas para 50 alunas na cidade da Baixada.
“Quando eu estou lutando sinto que posso. É meio que uma liberdade. Mostro o que eu realmente sou. O que posso ser, cada vez que estou lutando” declarou Thássya, à Tv Record.
“No início ela começou como curiosa, observava os treinos e ia nos eventos comigo. Depois ela começou a demonstrar o interesse, e o esporte começou a se tornar uma válvula de escape para ela. Uma forma de colocar a cabeça no lugar e equilibrar espírito, mente e corpo” contou André Yamato, marido e treinador de Thássya.
Marido e treinador, André Yamato - Imagem Reprodução TV Record - Balanço Geral |
A história dessa lutadora não é só vitória. Aos seis anos ela conta que passou a sofrer abusos constantes do padrasto. A mãe não ofereceu ajuda e aos 14 anos, a jovem engravidou e teve um filho dele. Thássya conseguiu fugir de casa e não tem mais contato com a família. A avó abriu um processo contra o padrasto, porém ele nunca foi preso.
"Descobri que estava arquivado o meu processo. Estava no Ministério Público de Caxias, mas estava arquivado. Aí, eu reabri o processo e estou nessa guerra ainda. Estou esperando que a justiça seja feita, que é o que eu mais peço”, disse a lutadora.
Thássya conseguiu ser forte e superar seus traumas. A jovem conheceu o André, que é professor de artes marciais e a introduziu no mundo da luta. Hoje, além de atleta, ela é monitora e inspira outras alunas. Com apenas, 22 anos, ela mantém ao lado do marido um projeto social que ensina cerca de 50 alunas de maneira gratuita em um espaço improvisado em Belford Roxo.
Imagem Reprodução TV Record - Balanço Geral |
Espaço improvisado que recebe cerca de 50 alunas do projeto - Reprodução TV Record |
“Ela ensina muitas coisas e exige muito das atletas dela. Às vezes dá conselhos quando as pessoas estão precisando. Aqui é como se fosse uma família” disse a aluna Loranney dos Santos. “Me ajuda a controlar a ansiedade, o nervosismo. Me ajudou a perder peso, me deu uma rotina e me deixou mais centrada” contou Sthefane de Souza, outra aluna do projeto.
Thássya com outras jovens do projeto - Reprodução TV Record |