Menores infratores que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Integrado (CAI), unidade de internação do Departamento de Aç...
Menores infratores que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Integrado (CAI), unidade de internação do Departamento de Ações Socioeducativas (Degase) de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, provocaram uma rebelião na tarde deste sábado (2).
O Degase informou, em nota, que 25 internos "tentaram iniciar um motim com objetivo de empreender fuga da unidade". Durante a ação, um agente ficou levemente ferido foi socorrido para um hospital.
Segundo informações do S dois agentes foram feitos de reféns e dois ficaram feridos. Um deles precisou ser encaminhado para o hospital, depois de um corte profundo na mão. Os menores também destruíram partes do local.
De acordo com Sindicato dos Servidores do Degase, o tumulto começou quando os agentes da unidade foram fechar uma das grades que separa as celas do CAI. Eles foram empurrados pelos menores, que conseguiram ultrapassar o espaço e render funcionários da unidade, fazendo-os reféns.
Equipes do 39° Batalhão da PM (Belford Roxo) foram para o local e precisaram intervir para controlar a rebelião. A Polícia Militar informou que a situação foi controlada no início da noite deste sábado.
Ainda de acordo com a nota emitida pelo Degase, "a ação foi imediatamente contida com objetivo de preservar a integridade física dos adolescentes e dos funcionários".
Déficit no número de agentes
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Degase, a unidade de Belford Roxo conta atualmente com, aproximadamente, 100 adolescentes para cada 12 agentes.
Esse número de internos ultrapassa o limite imposto pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que indica que a proporção deveria ser de cinco internos pra cada agente de segurança.
Via G1