Moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, denunciaram que gaviões estão atacando pedestres na Rua Amaruí, no bairro Hinterlândia. De...
Moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, denunciaram que gaviões estão atacando pedestres na Rua Amaruí, no bairro Hinterlândia. De acordo com relatos, os ataques começaram há cerca de um ano, e dez pessoas já foram feridas pelas aves.
‘Eu passo aqui na rua com medo. Tem gente que passa com guarda chuva, eu passo correndo”, disse a moradora Amanda Soares em entrevista ao programa Balanço Geral da Record RJ. Já Patrícia Alves contou que foi atacada quando tinha ido levar a filha para escola. “Eu estava voltando para casa, quando eu só senti um peso na minha cabeça, eu achei que estava até levando uma pedrada. Por causa do peso, me desequilibrei e quando levantei a cabeça vi que era um gavião que tinha me atacado. Botei a mão e percebi que estava sangrando e fui pra casa, desesperada.”
Os moradores já solicitaram a presença do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para conter os gaviões. Segundo o biólogo Paulo Maia, diretor presidente da SOS Aves e Cia, em entrevista do Programa Balanço Geral, da Rede Record RJ, os ataques são uma forma de proteção das aves para os filhotes recém-nascidos, funcionando mais como um aviso, já que sentem ameaçados com a presença dos humanos em áreas próximas das suas crias.
Pela rua passam muitos idosos e crianças. O maior medo dos moradores é que alguém seja ferido gravemente. “Medo de machucar, pegar alguma criança. Principalmente eu que passo com duas crianças, a gente passa correndo com medo de me machucar e machucar eles,” afirmou Amanda.
“Eu passo aqui apavorada, ainda mais quando estão os dois ali na árvore, eu fico apavorada”, Patrícia Alves.