Sucesso no TikTok, Carol Soares foi convidada para campanha de moda Foto: Cléber Júnior/Jornal Extra Há seis anos, a mãe da influencer Carol...
Sucesso no TikTok, Carol Soares foi convidada para campanha de moda Foto: Cléber Júnior/Jornal Extra |
Há seis anos, a mãe da influencer Carol Soares, de 22 anos, a trancista Rosana Soares, de 48, comprou uma câmera digital parcelada em doze vezes com juros (como ela faz questão de frisar), para apoiar o sonho da filha de se tornar youtuber. A adolescente de Belford Roxo economizava o dinheiro do lanche da escola para comprar cremes de cabelo e fazer resenhas na internet. Hoje, Carol Soares estampa as vitrines de uma rede de loja de departamento graças à fama que alcançou como influenciadora de moda e beleza nas redes sociais, o que a fez ser convidada para participar da campanha publicitária.
Muito orgulhosa, a mãe dela fez um vídeo curto no TikTok e no Instagram exibindo a foto da filha na frente da vitrine em Duque de Caxias com a mensagem “muito linda da mamãe, meu orgulho todinho”. O vídeo foi compartilhado por diversas páginas e já teve mais de 125 mil visualizações.
— Eu fiquei olhando e pensando “olha onde ela chegou”. Fiquei muito emocionada de ver minha filha ali. Uma menina da Baixada, negra, com cabelo crespo... acho que esse caminho que ela percorreu abre muitas portas para meninas da Baixada como ela. Esse trabalho as faz pensarem: “poxa, eu posso sonhar, olha essa menina que está aqui na vitrine, eu me identifico com ela. Ela também é negra. O cabelo dela é como o meu” — diz Rosana.
A relação de Carol com a moda começou ainda dentro de casa. É que Rosana tinha uma loja de aluguel de vestidos de noiva até o ano passado, quando o negócio fechou e ela resolveu investir na carreira como trancista, muito por causa dos comentários dos seguidores da filha, que sempre perguntavam onde ela fazia o cabelo.
— Minha mãe tinha uma loja de vestido de noivas, então sempre cresci nesse mundo de costura, ela bordava alguns vestidos também. Então, sempre gostei disso e pesquisava bastante. E, em 2015, eu decidi fazer um blog para compartilhar dicas de moda. E, com isso, veio a minha vontade de criar um canal de vídeos, porque eu queria compartilhar mais sobre cabelo — diz a jovem influenciadora.
E a primeira experiência que Carol compartilhou foi a sua transição capilar, o processo em que parou de alisar os fios para deixá-los naturais, crespos.
— Eu via como era difícil todo esse processo e queria ajudar outras pessoas que também estavam passando por essa situação — conta.
Assim, ela compartilhava dicas sobre texturização, finalização e produtos para tratar dos fios cacheados. Hoje, a jovem consegue viver apenas do seu trabalho como influenciadora nas redes sociais, e ainda ajuda a família, que também tem adentrado com tudo nas redes, como a irmã dela de 16 anos, Carina Soares, que já segue a carreira como influenciadora também e coleciona milhares de seguidores.
Os vídeos que começaram com a câmera parcelada com juros e no quarto, hoje são feitos com equipamento profissional, e Carol tem um estúdio dentro de casa para gravar. O namorado, Paulo Freitas, de 24 anos, ajuda nos bastidores das gravações. E tudo isso foi conquistado com apoio da família, especialmente da mãe.
— Eu sempre estou disposta a fazer sacrifícios pelas minhas filhas para ajudá-las nos sonhos delas. Acho que é muito importante os pais apoiarem os sonhos dos filhos. Tem pais que não ligam, mas é importante estar junto. Fazer o que puder — diz Rosana.
Carol Soares sabe da importância que ser uma referência de moda e beleza nas redes representa para as jovens que, como ela, vivem na Baixada:
— Eu acho uma representatividade muito grande para outras meninas que não têm condições. É muito difícil ser da Baixada e também ser negra. A gente não tem as mesmas oportunidades que outras pessoas brancas têm. Então, é bem mais difícil, mas eu acho que se persistir na caminhada, não desistir, conseguimos chegar no lugar onde queremos também.
A influenciadora de Belford Roxo tem 526 mil inscritos no seu canal do Youtube e mais de 370 mil seguidores no Instagram.
Via Extra