A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) retomou o fornecimento de água na manhã desta quarta-feira (7) após uma ma...
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) retomou o fornecimento de água na manhã desta quarta-feira (7) após uma manutenção na Estação de Tratamento do Guandu. A previsão era que o fornecimento fosse retomado a partir das 7h, mas a empresa antecipou o prazo em uma hora.
No início da noite desta terça (6), a companhia desligou a estação para instalar uma bomba na lagoa de captação — local onde o Rio Guandu e outros cursos d'água desembocam. A operação pode provocar falta de água no Grande Rio até sexta (9), nos bairros que estão nas pontas de linha.
A ideia é bombear a água do Guandu em direção à lagoa que recebe o esgoto sem tratamento da Baixada Fluminense. O objetivo é diluir os poluentes que servem de alimento para as algas, de onde vem a geosmina.
"Estamos fazendo todos os esforços para que este gosto e odor desapareçam da água. A geosmina não faz mal à saúde. Estamos orientando a população de que esta água pode ser consumida, independente do gosto e do odor", afirmou Edes Fernandes, presidente da Cedae.
Via G1