O pastor que se filmou quebrando peças sagradas do Candomblé em Belford Roxo, dizendo agir daquela forma "em nome de Jesus, na Baixada ...
O pastor que se filmou quebrando peças sagradas do Candomblé em Belford Roxo, dizendo agir daquela forma "em nome de Jesus, na Baixada Fluminense, no último dia 7, foi indiciado nesta quarta-feira, dia 24, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, por intolerância religiosa.
Segundo a delegada Márcia Noeli Barreto, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), foram realizadas investigações, apreensão de vídeos, perícia, além de recolhimento de depoimento do autor, identificado como Gleidson Alexandre Ferreira de Lima, pastor da Igreja Tenda dos Milagres.
Gleidson quebrou alguidares e garrafas e proferiu ofensas à religião do Candomblé, que podem ser ouvidas no vídeo gravado e postado na internet por ele próprio: "Estamos aqui quebrando. Amém em nome de Jesus. Quebra de maldição.(…)". O fato repercutiu nas redes sociais, gerando revolta.
O material religioso destruído por Gleidson havia sido posto em oferenda a Maria Mulambo na manhã do dia 7, um domingo, numa área descampada, no alto de uma colina, no bairro de Shangrilá.
O babalorixá Natã de Oxaguiã, dirigente do Ilê Àsé Babá Mi Okan Fun Fun, esteve na Decradi para registrar o fato no último dia 10.
"Os alimentos nos alguidares, as bebidas são oferecidos como presentes, em agradecimento à ancestralidade, portanto, são sagrados", explicou o pai de santo, cujo terreiro foi aberto há pouco mais de um ano. "A postura dele acaba por exercer influência diante de outros, que não conhecem a religião e não aprendem a respeitar".
Natã contou que tomou conhecimento da destruição dos materiais no dia 9 e sentiu-se indignado. Ao procurar o pastor, o evangélico lhe teria dito que "ficou incomodado" porque a oferenda "estava próxima da entrada do seu sítio". No entanto, o pai de santo ressaltou ter refeito o trajeto entre o ponto da oferenda e a entrada da propriedade do pastor e verificou que a distância era de aproximadamente meio quilômetro.
Via Extra