A Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, na Zona Oeste do Rio, foi religada no início da manhã deste domingo (7), mas o abastecimento s...
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, na Zona Oeste do Rio, foi religada no início da manhã deste domingo (7), mas o abastecimento só deverá ser normalizado em 48 horas. É o que informou a Cedae, que pede à população para economizar água.
O funcionamento da estação foi interrompido na noite de sábado (6) pela Cedae, que abriu as comportas para que a água escoasse mais rápido e renovasse e parcialmente a água da lagoa próxima à estação.
O objetivo da operação "é evitar o aumento do número de algas e, consequentemente, reduzir a possibilidade de ocorrência de geosmina/Mib no local".
A água voltou a ser distribuída na manhã deste domingo. Todavia, a Cedae informou que locais mais elevados ou na ponta da rede de abastecimento podem demorar mais um pouco para voltar a ter água nas torneiras. Imóveis com sistema interno de reserva de água, como caixas d'água e cisternas não devem sofrer desabastecimento, segundo a companhia.
Dado o contexto, a Cedae pediu que os clientes que tenham sistemas de reserva "usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água".
Via G1