BELFORD ROXO - Laudos de necrópsia indicam que os jovens baleados sem motivo aparente na madrugada de sábado (12) durante uma ação policial...
BELFORD ROXO - Laudos de necrópsia indicam que os jovens baleados sem motivo aparente na madrugada de sábado (12) durante uma ação policial na Baixada Fluminense morreram em decorrência de tiros em órgãos vitais. Jhordan Luiz Natividade, de 17 anos, foi atingido por três disparos no tórax e no abdômen, que acertaram o coração e um dos pulmões. Já Edson Arguinez Júnior, 20, levou dois tiros na cabeça.
O cabo Júlio César Ferreira dos Santos e o soldado Jorge Luiz Custódio da Costa foram presos preventivamente e indiciados pelo crime de homicídio qualificado. A Polícia Civil só identificou a ação dos PMs porque a família de uma das vítimas obteve imagens de câmeras de segurança com a abordagem aos jovens, que passavam de moto pela Rua Margem Esquerda, na Vila Medeiros.
Os corpos de Jhordan e Edson, enterrados ontem à tarde no Cemitério Municipal de Belford Roxo, foram encontrados horas depois do crime com marcas de tiros na Estrada de Xerém, no bairro de Babi, área sob o domínio da milícia, a menos de 3 km do local da abordagem.
Certidão de óbito de Jhordan Natividade, de 17 anos, que morreu em decorrência de tiros que atingiram o coração e um dos pulmões deleImagem: Arte/UOL
No vídeo, a viatura aparece estacionada durante uma blitz, onde há pouca visibilidade para os condutores. O soldado Jorge Luiz está no meio da via, enquanto o cabo Júlio César conversa com o motorista de um veículo próximo ao meio-fio. Quando a moto passa pela rua, o condutor reduz a velocidade e desvia do soldado, que atira à queima-roupa. Edson, que pilotava o veículo, perde o equilíbrio e os jovens caem.
Eles não podiam andar de moto só porque são negros? Eles [PMs] acharam que o caso iria ficar impune. Mas não ficou, porque eles têm família."Renata Santos de Oliveira, mãe de Edson Arguinez Júnior, durante o enterro do filho
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) agora tenta identificar o condutor do veículo branco que aparece no vídeo durante a abordagem, momentos antes do tiro. A moto usada pelos jovens segue desaparecida.
Via UOL