O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, anunciou a abertura de novo concurso Seeduc RJ no começo de 2021. De acordo c...
O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, anunciou a abertura de novo concurso Seeduc RJ no começo de 2021. De acordo com ele, o governo do Estado já autorizou a publicação de edital para ingresso de novos professores.
A perspectiva é que o concurso seja aberto no início do ano para que as convocações possam ocorrer no decorrer de 2021. As informações foram publicadas pelo jornal O Dia.
“O governador já liberou e terá concurso em 2021. Só para magistério. Vamos trabalhar nossa planta de carências de disciplinas e regiões. Vamos abrir no começo do ano para que, no meio, possamos receber esses professores”, disse o secretário.
Bittencourt assumiu a Secretaria de Estado de Educação do Rio em setembro, no meio da pandemia e com o ex-secretário Pedro Fernandes acusado por suspeita de corrupção.
Ele não revelou o número de vagas que será aberto no concurso Seeduc RJ, assim como a oferta por especialidade para professores. A secretaria deverá observar as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o Estado está submetido.
De acordo com as regras, os órgãos e secretarias estaduais só podem realizar concurso para prover cargos que estão vagos desde setembro de 2017, data de assinatura do RRF. Dessa forma, a Seeduc terá que contabilizar as vacâncias para que possa abrir as novas vagas.
É preciso observar ainda o Decreto 47.117/2020, que bloqueou mais de 9 mil cargos vagos na estrutura do Estado. Há cargos da Secretaria de Educação nesse contingenciamento. Assim, a pasta deverá verificar os cargos vagos depois de setembro de 2017 e que estejam fora do bloqueio.
Comte Bittencourt também planeja a capacitação dos docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.
“Nós estamos entrando com cursos online, de curta duração, para uso de plataformas digitais. Isso para 45 mil professores da nossa rede. Os professores vão poder se inscrever gratuitamente e aprender ou se qualificar ainda mais no uso dessas ferramentas remotas”, descreveu.
O concurso Seeduc RJ é esperado desde 2018, quando foi autorizado pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ). Na época, a Fundação Ceperj chegou a ser escolhida como organizadora, mas, em abril do ano passado, a Seeduc desistiu de realizar o concurso.
A Fundação Ceperj informou à Folha Dirigida que a secretaria cancelou o concurso, pois preferiu contratar professores em esquema de hora extra.
Via Folha Dirigida