RIO DE JANEIRO - A tarifa social de energia elétrica é um direito a clientes de baixa renda e concede desconto de até 65% na conta. Têm dir...
RIO DE JANEIRO - A tarifa social de energia elétrica é um direito a clientes de baixa renda e concede desconto de até 65% na conta.
Têm direito ao benefício:
- Cidadãos do Cadastro Único para programas sociais com renda mensal familiar por pessoa menor que meio salário mínimo. Deve-se somar o salário de todos da casa e dividir pelo número de pessoas na residência. Se o resultado for igual ou menor que R$ 522,50, o cliente tem direito;
- Idosos com 65 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência que recebam benefício de prestação continuada da Previdência Social;
- Famílias com alguém com problemas de saúde que necessite de aparelhos médicos de uso contínuo de energia e que recebam até três salários mínimos (R$ 3.135).
A Light realiza um mutirão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para cadastrar os clientes podem ter direito a esta tarifa.
O desconto na tarifa varia de acordo com a faixa de consumo de energia.
Isso quer dizer que, quanto menor o consumo, maior será o desconto na conta, incentivando o morador a consumir energia de forma mais consciente.
Para solicitar o benefício, um dos integrantes da família deve solicitar para a empresa distribuidora de energia elétrica a classificação da unidade consumidora na subclasse residencial de baixa renda.
Mais informações podem ser obtidas junto à distribuidora de energia local ou na Aneel, pelo telefone 167. Também é possível saber mais no site da agência.
Via G1