O Governo Chinês anunciou, oficialmente, nesta terça-feira (17/03), que decidiu usar um medicamento japonês chamado Avigan, desenvolvid...
O Governo Chinês anunciou, oficialmente, nesta terça-feira (17/03), que decidiu usar um medicamento japonês chamado Avigan, desenvolvido para combater à influenza, para tratar de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Em pequim, durante uma coletiva de imprensa, o diretor do Centro Nacional para o Desenvolvimento de Biotecnologia, Zhang Xinmin, declarou que o medicamento era eficaz depois de testes clínicos feitos em 320 pacientes de duas cidades chinesas. Wuhan, epicentro da epidemia, com 240 pessoas, e Shenzhen, com 80.
Segundo o diretor, os testes feitos em Wuhan indicaram uma média de 2 dias e meio para que a temperatura dos pacientes tratados com Avigan voltasse a normal. Já para aqueles que não foram medicados, levava 4,2 dias. Em Shenzhen, pessoas que estavam infectadas, foram tratadas com o remédio e testaram negativo para covid-19 em apenas 4 dias, enquanto aqueles que não recebiam Avigan, levavam 11 dias em geral.
Zhang também afirma que, o remédio ajuda na melhoria pulmonar e que ainda não foi apresentado nenhum efeito colateral aparente por parte dos participantes do experimento que tomaram o produto.
O Avigan, também conhecido como favipiravir, T-705 ou favilavir é produzido por uma subsidiária da Fujifilm. As ações da Fujifilm dispararam ontem, com a notícia de que o governo chinês iria usar o Avigan, e fecharam em alta de 15,43% na Bolsa de Valores de Tóquio.
Por Notícias de Belford Roxo.