CEDAE - 'Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria de Saneamento e Grande Produção ...
CEDAE - 'Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria de Saneamento e Grande Produção da Cedae decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação', informou a companhia.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) comunicou na noite desta segunda-feira (3) que foi interrompido o funcionamento da Estação de Tratamento de Guandu.
Segundo a empresa, no fim da tarde, "por meio de análise laboratorial" foi identificada "a presença de surfactantes (detergentes) na água bruta que chega à estação de tratamento".
"Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria de Saneamento e Grande Produção da Cedae decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação", acrescentou a companhia.
De acordo com a empresa, "o material foi arrastado pelas fortes chuvas registradas na Região Metropolitana do Rio desde a noite de domingo (2)".
Também segundo a empresa, técnicos da Companhia vão monitorar a captação de água "até que a concentração destas substâncias não represente risco à operação da estação".
Ao RJ2, a Cedae acrescentou que ainda não há uma previsão para o problema ser solucionado. A empresa considera ser cedo para dizer se os consumidores terão ou não que economizar água.
A Cedae informou ter comunicado a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Via G1