BELFORD ROXO - Em noite festiva, a Prefeitura inaugurou a Escola Municipal Bispo Moacyr Costa de Oliveira, no bairro Xavantes. A un...
BELFORD ROXO - Em noite festiva, a Prefeitura inaugurou a Escola Municipal Bispo Moacyr Costa de Oliveira, no bairro Xavantes. A unidade tem capacidade para 900 alunos da educação infantil ao quinto ano e contará com 10 salas de aula, 12 banheiros, sala de professores, depósito, biblioteca, refeitório e secretaria. Para este ano, a previsão é que a rede municipal de ensino tenha cerca de 45 mil alunos.
O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, fez um rápido balanço da Educação, lembrando que, em janeiro de 2017 (início do seu mandato), encontrou as escolas em péssimo estado de conservação. “Primeiro preciso parabenizar a todos da educação pelo trabalho de excelência que estão realizando. Pegamos uma educação completamente precária e hoje já somos uma das melhores do Rio de Janeiro. Quem constrói escola, pensa em futuro e pensa em família. Meu comprometimento é ter sim, muitos gastos com a nossa educação, porque o dinheiro público é para ser gasto em melhorias para a população”, relatou Waguinho.
A deputada federal Daniela do Waguinho lembrou de janeiro de 2017, quando o prefeito assumiu o cargo. Ela frisou que as escolas não ofereciam as mínimas condições de funcionarem. “Sou educadora e acredito que a educação pode mudar um país. O prefeito Waguinho arregaçou as mangas e, em pouco tempo, mudou a situação. Hoje, a educação de Belford Roxo melhorou bastante e isso é motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.
Lembrando da primeira semana de governo, o deputado estadual Marcio Canella argumentou que esteve com o prefeito Waguinho em várias escolas e percebeu que alunos e funcionários não tinham como estudar e trabalhar em um ambiente de abandono. “Pode ser força de expressão, mas parecia um cenário de guerra. O quadro que vimos foi desolador, pois muitas carteiras estavam quebradas e diversas escolas ameaçavam cair, pois as infiltrações tomavam conta dos prédios. O prefeito Waguinho zela pela Educação de Belford Roxo, que hoje compete de igual para igual com outros municípios”, arrematou.
Educação de qualidade
O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, destacou que o ensino de qualidade é a meta da Prefeitura. Ele agradeceu ao empenho de todos os educadores e destacou que os alunos estão tendo bom desempenho. “É uma alegria é um prazer muito grande fazer parte desse momento glorioso. O governo está cada vez mais se empenhando por uma educação de qualidade. Unidos, estamos comprometidos com o povo para que nossa educação alcance lugares cada vez mais altos”, afirmou Denis.
Emocionada, Maria Pereira de Oliveira, que foi casada com o bispo Moacyr durante 48 anos, recebeu do prefeito Waguinho uma placa de agradecimento pelos serviços que o bispo prestou ao município. “Fico feliz pelo reconhecimento”, resumiu a viúva ao lado da família. “Sinto-me honrado em ser o representante da família para discursar nesta solenidade, pois o prefeito Waguinho tem a sensibilidade de investir na educação, propiciando assim que muitos jovens tenham o futuro garantido. Estamos felizes com a homenagem ao meu tio, um homem que trabalhou pelo desenvolvimento do município”, afirmou o pastor Levir Lopes de Barros, sobrinho do Bispo Moacyr.
Moacyr Costa de Oliveira foi professor de Teologia e pastor em Belford Roxo durante 33 anos de sua vida. Não nasceu na cidade, mas se apaixonou pela mesma e deixou o legado de 38 igrejas implantadas por todo município. O bispo faleceu em 2018.
Moradora do bairro Xavantes, Hosana da Silva Arruda, 52 anos, relatou que seu marido quando novo estudou na Escola, que na época se chamava Liceu, e comentou a felicidade da população pela reabertura. “Está excelente, coisa de primeiro mundo. Nós estamos muito felizes, nós merecíamos algo assim. Tenho certeza que ainda teremos muitas conquistas como essa”, relatou Hosana.