Os prazos para o licenciamento de veículos com placas com final 5 e 6 foi prorrogado até o próximo dia 30 e os veículos com placas com ...
Os prazos para o licenciamento de veículos com placas com final 5 e 6 foi prorrogado até o próximo dia 30 e os veículos com placas com final 7 e 8 terão até o próximo dia 31 para se regularizar. O Detran anunciou as novas datas limites nesta segunda-feira no site do governo do estado.
O licenciamento é obrigatório para ônibus, micro-ônibus, conduções escolares e veículos de carga. Os demais tipos de veículo estão isentos da vistoria. Os interessados em fazer a regularização devem pagar as Guias de Recolhimento de Taxa e do DPVAT, emitidas respectivamente por meio dos sites do Bradesco e da Seguradora Líder.
Os motoristas de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) também foram dispensados da vistoria veicular no Detran-RJ, mas terão que fazer a verificação do kit-gás no Inmetro. Além disso, deverão pagar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) e o DPVAT e, posteriormente, agendar o serviço de licenciamento anual pelo site ou pelo telefone do órgão.
O agendamento pode ser feito pelo site do Detran-RJ ou pelo telefone (3460-4040 ou 3460-4041, na região metropolitana, e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, no interior). mas não é preciso levar o carro ao órgão. O documento pode ser retirado em uma das 170 unidades de atendimento do departamento de trânsito.
Como o CRLV agora é digital, não é mais necessário ir aos postos do Detran buscar a versão em papel do documento após o licenciamento. A versão virtual tem o mesmo valor do documento em papel e é disponibilizada pelo órgão por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Serpro, assim que as taxas são quitadas.
Os veículos que não passaram pelo licenciamento anual em anos anteriores — ou seja, estão com a documentação em atraso — e que também ficaram isentos de vistoria veicular podem procurar o Detran-RJ para a emissão do CRLV (sem agendamento), independentemente do final de placa do automóvel.
Via Extra