SAÚDE - Após a confirmação de dois casos de sarampo no estado do Rio, moradores estão procurando as unidades de saúde em busca da dose...
SAÚDE - Após a confirmação de dois casos de sarampo no estado do Rio, moradores estão procurando as unidades de saúde em busca da dose da tríplice viral — que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola — e de orientação. Mãe da pequena Micaela, de 1 ano e 1 mês, a dona de casa Diana da Silva Archanjo, de 21 anos, procurou ontem a Policlínica Neuza Goulart Brizola, no Centro de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para aplicar a primeira dose da vacina na criança, o que deve acontecer com 1 ano de vida. Mas Diana só conseguiu imunizar a filha um mês depois.
— O posto estava em obra, mas funcionando na Clínica da Mulher. Levei minha filha lá, mas não tinha a vacina. Depois, ela começou a tomar antibiótico. Hoje, consegui e ela foi a primeira — conta Diana.
Como ela, outras mães já estão à procura da dose nos postos. Micaela volta a tomar a dose com 1 ano e três meses e Diana não quer vacilar:
— Fiquei com muito medo com essas notícias de possível epidemia. Conheço outras mães que também estão com medo e se preparando para vacinar seus filhos.
A Prefeitura de Belford Roxo disse que não há falta de vacinas no município, e que Diana pode ter ido na unidade num dia que não era o de vacinação. A administração afirmou que há quatro mil doses da tríplice viral em estoque.
A procura pela vacinação contra o sarampo também tem aumentado em outras cidades. Em Mesquita, a prefeitura informou que há um aumento significativo, inclusive por quem já tem o registro da vacinação em caderneta. O aumento também foi registrado em Queimados e Magé.
Em São João de Meriti, na Unidade de Saúde da Família Vila Rosali, teve gente que não conseguiu a vacina. Ontem, a dona de casa Giselle Celento, de 35 anos, procurou a unidade para imunizar o filho Jhonny Celento, de 6, mas não conseguiu. As doses da vacina contra sarampo só vão ser aplicadas a partir da próxima terça-feira:
— Ele tomou uma dose em 2013. Soube dos casos de sarampo e quis vir logo hoje. Não vou esperar até terça porque posso chegar aqui e não ter. Vou procurar em outro posto.
Na terça-feira, a procura foi maior do que o esperado na unidade da Vila Rosali. A mãe de uma criança que preferiu não se identificar contou que, por volta das 11h, as pessoas que aguardavam na fila foram informadas de que havia apenas 15 doses da vacina tríplice viral — que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola:
— Eles foram passando na frente as crianças que iriam tomar outras vacinas.
A Secretaria de Saúde de São João de Meriti informou que recebe mil doses da tríplice por mês, que são distribuídas em todos os postos do município, e que a quantidade é determinada pelo Ministério da Saúde. Disse ainda que, até a semana passada, os postos agendavam a vacinação de acordo com a procura para evitar desperdício, já que um frasco tem dez doses e validade de seis horas após aberto. Esta semana os postos receberam a determinação de vacinar todos os dias, se houver demanda. O município vai participar da campanha nacional de vacinação contra sarampo (tríplice) e pólio, a partir de 6 de agosto. O Dia D vai acontecer em 18 de agosto. A campanha será destinada a crianças de 1 a 5 anos incompletos.
As vacinas tríplice viral e tetra viral imunizam contra o sarampo e são disponibilizadas a crianças entre 12 e 15 meses. Também podem tomar a vacina adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Os que já tomaram as duas doses não precisam se vacinar novamente.
Veja onde se vacinar:
Belford Roxo: Na cidade, a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) está sendo aplicada nas unidades básicas de saúde e nas policlínicas do município, com atualização da caderneta de vacinação de crianças e adultos, informou a Secretaria municipal de Saúde.
Duque de Caxias: Segundo a Secretaria de Saúde, não está prevista a realização de campanha, mas as unidades de saúde do município estão com suas salas de vacinação preparadas, assim como seus agentes de saúde orientados para atender a demanda da população na aplicação da tríplice viral.
Magé: Está prevista uma campanha de vacinação entre os dias 6 e 31 de agosto, informou a prefeitura. Serão vacinadas contra poliomielite e sarampo as crianças com idade de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A prefeitura disse ainda que foi solicitado à Secretaria estadual de Saúde o aumento das doses e que, por enquanto, o município está recebendo a quantidade padrão de acordo com a população.
Mesquita: A prefeitura informou que, até o momento, não recebeu nada oficial do governo do estado propondo qualquer estratégia, mas que está verificando os cartões de vacina das pessoas que procuram as unidades municipais de saúde. Caso o morador não tenha sido vacinado, recebe a dose de acordo com a faixa etária recomendada. A cidade também vai começar a campanha no próximo dia 6 para as crianças de 1 ano até as menores de 5 anos de idade, com algumas recomendações para vacinação de acordo com as doses apresentadas em caderneta e esquema recomendado. No momento, ressaltou a prefeitura, o município não tem doses da vacina tríplice viral suficientes para realizar qualquer mobilização relacionada ao sarampo. Só mesmo para atualização de caderneta para quem não tem as doses registradas.
Nilópolis: Para atualizar a caderneta de vacinação, a prefeitura orienta que o morador compareça a um dos postos de saúde da cidade: Policlínica Municipal Dr. Jorge David, Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado, Posto Médico Sanitário Nova Olinda, Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim, Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida e Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda.
Nova Iguaçu: A prefeitura informou que vai aderir à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo, entre os dias 6 a 31 de agosto, tendo como dia de divulgação e mobilização nacional o dia 18 do mesmo mês. No município, a procura pela vacinação têm aumentado e há doses suficientes para atender à população alvo mediante a caderneta vacinal, informou o governo municipal.
Paracambi: A coordenação municipal de imunização está em fase de pesquisa e levantamento de números para futuras estratégias, e com reunião agendada na Secretaria estadual de Saúde na próxima semana para definir tais estratégias, informou a prefeitura. Mas as unidades do município já estão realizando vacinação contra o sarampo, mediante calendário vacinal do Ministério da Saúde.
Queimados: A cidade vai fazer o Dia D da vacinação contra o sarampo em 18 de agosto, e campanha no início do mês que vem. O início, no entanto, ainda será marcado pela Secretaria de Estado de Saúde, informou a prefeitura. O governo explicou ainda que houve um aumento na procura pelas doses, mas que o município está abastecido com imunobiológicos para atender às demandas
Via Extra