Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), a Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através do setor de Saúde Mental, est...
Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), a Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através do setor de Saúde Mental, está realizando vários eventos e encontros internos e externos na cidade. São ações de conscientização com a população sobre a importância deste dia e da inclusão na sociedade das pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais. O objetivo é incentivar o diálogo sobre a questão da saúde mental, na perspectiva da Luta Antimanicomial à luz da proposta da humanização do tratamento evocada na Lei Paulo Delgado, mais popularmente conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Na última semana, a equipe dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) esteve nas ruas do Centro da cidade distribuindo folders explicativos e levando informações sobre a inclusão e o atendimento no município. “A Reforma Psiquiátrica ressalta a importância do papel da família nas intervenções terapêuticas e na remodelação do sistema, lutando pela extinção dos manicômios, de modo oferecer um tratamento distante dos ranços da reclusão”, explicou o diretor de Saúde Mental de Belford Roxo, Paulo Patrocínio.
O secretário de Saúde Vander Louzada disse que o governo municipal entende a responsabilidade, enquanto profissionais da saúde mental, de participar ativamente desta discussão e da necessidade de efetivação de políticas de saúde mental que contemplem a diversidade de situações enfrentadas pelos pacientes. “A prefeitura está trabalhando para melhor atender a população e acolher esses pacientes em nossas unidades”, disse o secretário.
Belford Roxo tem atualmente três Caps: O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Zaira Vicente Bicchieri, na Rua João Fernandes Neto 920 (antiga Rua do Meio), no Centro, o Caps Geral, que fica na Rua Expedicionário Eliaquim Batista 296, bairro Areia Branca e ainda o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), na Rua Adil Miranda 98, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os Caps contam com uma equipe multdisciplinar, formada por psicólogos, médicos, psicopedagogos e assistentes sociais.