BELFORD ROXO - A Polícia Civil está investigando se as quadrilhas de traficantes responsáveis pelos roubos de veículos na Baixada Flum...
BELFORD ROXO - A Polícia Civil está investigando se as quadrilhas de traficantes responsáveis pelos roubos de veículos na Baixada Fluminense estão recebendo uma espécie de resgate pelos veículos das próprias cooperativas de proteção veicular.
O delegado titular da 54ª DP (Belford Roxo), Luiz Henrique Ferreira Guimarães, responsável pelo inquérito, acredita que o aumento no número de roubos de automóveis em Belford Roxo nos últimos três anos seja em função desse tipo de prática. Nesta terça-feira, a delegacia identificou dois homens que aparecem num vídeo no qual suspeitos de fazer parte de uma quadrilha de assaltantes de veículos exibem fuzis.
ASSISTA AO VÍDEO
- Essa região teve um aumento de roubo de veículos substancial porque nós descobrimos que essas cooperativas de veículos estão pagando diretamente aos traficantes o resgate pelos veículos subtraídos. Esse negócio se tornou altamente lucrativo. Eles estão angariando jovens, que descem essas comunidades para praticar roubos, recebem armas dos traficantes e pagamento de R$ 300 por veículo roubado. - explica o delegado.
A delegacia de Belford Roxo ainda apura como se dá o contato entre os traficantes e os representantes das cooperativas para que o resgate seja pago. Em depoimentos, testemunhas relataram que as empresas contam com “equipes de resgate”. Os diretores das principais cooperativas da Baixada Fluminense serão chamados para prestar depoimento.
Polícia identificou bandido que aparece no vídeo como Guilherme Albuquerque da Silva Foto: Reprodução |
Nesta terca-feira, a 54ª DP identificou Rafael dos Anjos Gomes, de 20 anos, e Guilherme Albuquerque da Silva, de 19. Eles são suspeitos de serem dois dos homens que aparecem num vídeo no qual um grupo de criminosos armados se exibe com fuzis. Ambos foram reconhecidos por uma testemunha por roubo de veículo em Belford Roxo e terão as prisões pedidas à Justiça.
Guilherme tem duas anotações criminais, quando ainda era adolescente, por ato infracional análogo ao tráfico e roubo. Já Rafael tem quatro anotações por roubos de veículos e de carga.
De acordo com o delegado Luiz Henrique, Rafael e Guilherme agem a mando de Geonario Fernandes Pereira Moreno, chefe do tráfico na comunidade de Santa Teresa, em Belford Roxo. Contra ele há quatro mandados de prisão em aberto. A quadrilha comandada por Geonário, segundo a polícia, seria uma das que lucram com os resgates pagos pelas cooperativas.
- Ele (Geonario) é que ordena que esses roubos ocorram - afirma o delegado.
Na Baixada Fluminense, a área do 39º BPM (Belford Roxo) foi a única que teve aumento no número de roubos de veículos comparando fevereiro do ano passado com 2018. No município, foram registrados 266 casos este ano, contra 175 em 2017.
Bandido identificado pelo polícia como sendo Rafael dos Anjos Gomes Foto: Reprodução |
Via Extra