BELFORD ROXO - Ajudar no desenvolvimento de projetos pedagógicos e no conhecimento do universo da autora Sylvia Orthof, homenageada na...
BELFORD ROXO - Ajudar no desenvolvimento de projetos pedagógicos e no conhecimento do universo da autora Sylvia Orthof, homenageada na Semana Literária de Belford Roxo. Este foi o objetivo da palestra ministrada por Carolina Braga, da editora Rovalli, no polo Cederj para cerca de 100 dinamizadores da Sala de Leitura da rede municipal de ensino. A palestrante apresentou o tema “Abrindo a caixa de ideias, uma conversa sobre Sylvia Orthof”. A Semana Literária iniciou na última segunda-feira e termina nesta sexta-feira (20), no Ciep Municipalizado Ministro Gustavo Capanema.
O evento incentiva a leitura e a escrita com os alunos da rede municipal de ensino. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação está trabalhando o tema “Ora leio, Ora escrevo – E assim estou construindo minha história”, da autora homenageada. Durante a Semana Literária, as unidades escolares tiveram uma programação diferenciada com a realização de atividades de incentivo à leitura e apresentações dos alunos em alusão as obras da autora. Ano passado, o município trabalhou as obras do escritor gaúcho Mário Quintana.
O secretário de Educação, Denis Macedo, parabenizou toda a equipe pelo desenvolvimento do trabalho e disse do empenho do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, em proporcionar um ensino de qualidade aos alunos da rede. “Os dinamizadores trabalham durante todo o ano com os alunos a vida e a obra da autora, permitindo o contato com diferentes gêneros de textos”, enfatizou o secretário. Segundo a chefe de Divisão da Leitura, Ana Paula Nunes, a Semana Literária faz com que os alunos e até mesmo os profissionais ampliem o seu repertório da literatura. “Através de uma forma lúdica, procuramos incentivar a escrita e leitura com nossos alunos. A Semana da Literária envolve toda a comunidade escolar, que participa de atividades como teatro, jogral e poesias”, informou.
A coordenadora das Divisões de Ensino, Geise Wyterlin, também disse da importância da Semana Literária. “A intenção é promover o contato direto de toda comunidade escolar com autores renomados da literatura brasileira e suas obras”, explicou. Marilene Alcântara, desenhista e integrante também da Divisão de Leitura, foi a responsável dos trabalhos e desenhos desenvolvidos e apresentados na sala de leitura. “A leitura é um universo mágico e é importante que nossas crianças tenham acesso a ele”, frisou.
Artista completa
Estudando o universo de Sylvia Orthof há pelo menos dez anos, a editora Carolina Braga, disse que as obras da autora exercem um fascínio muito grande. “Sylvia era uma artista completa, além e escrever, ela era poetisa, atriz, cantora. Ela sempre esteve além do seu tempo e seus textos tratavam de assuntos que são atuais até hoje como o feminismo. Ela sempre falava que a literatura tem um poder mágico (um círculo envolvente), onde as pessoas aprendem brincando”, disse a editora que já publicou 14 títulos da autora. A dinamizadora de Leitura Ana Lúcia Conceição do Nascimento Pelicioni, disse que várias atividades são desenvolvidas com as crianças durante as aulas. “Trabalhamos a obra da autora de uma forma lúdica, utilizando cores e criatividade”, disse.