BELFORD ROXO - O corpo de André Phelipe Ferreira de Almeida, de 21 anos, será enterrado na tarde deste sábado no Cemitério Solidão, em...
BELFORD ROXO - O corpo de André Phelipe Ferreira de Almeida, de 21 anos, será enterrado na tarde deste sábado no Cemitério Solidão, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O rapaz é um dos quatro mortos em ataques a tiros ocorridos na noite de quinta-feira Vale do Ipê, região do município. A família de Iago Gomes de Paula, de 25 anos, ainda precisa corrigir um erro na certidão de óbito, no Instituto Médico Legal, e o velório do jovem também deve acontecer neste sábado, no Cemitério Solidão. De acordo com os parentes das vítimas, as famílias dos adolescentes Ezequiel da Silva Cavalcanti, de 14 anos, e Diogo Caeira Vasconcelos, de 13, ainda não estiveram no local para a liberação dos corpos.
— Eles devem estar muito abalados, incorfomados mesmo. Ninguém esperava isso — desabafou o irmão de uma das vítimas, que pediu para não ser identificado.
A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) aponta que os ataques a tiros ocorridos no Vale do Ipê tenham ligação com uma disputa entre traficantes e milicianos da região. A especializada apura se uma delas era o alvo dos criminosos ou se o ataque foi apenas para demonstrar poder.
O delegado André Barbosa, da DHBF, explicou que as vítimas podem não ter nenhuma ligação com os dois grupos (tráfico e milícia), mas que o crime pode ter sido cometido apenas com o intuito de servir como exemplo para os moradores.
De acordo com a polícia, traficantes que dominam a localidade do Roseiral vivem em constante disputa por território com milicianos que tentam se estabelecer no Vale do Ipê, localidade vizinha.
Na quinta-feira, por volta das 21h, criminosos que estavam num carro realizaram os ataques. Primeiro, Iago Gomes de Paula, de 25 anos, foi atingido na Estrada Ayrton Sena quando chegava em casa. De acordo com parentes, ele estava sozinho. Em seguida, os bandidos atiraram contra o grupo que estava na esquina das ruas Ilíada e Benedito Diogo. Ezequiel da Silva Cavalcanti, de 14 anos, e Diogo Caeira Vasconcelos, de 13, morreram no local. André Phelipe Ferreira de Almeida, de 21, chegou a ser levado para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, mas não resistiu.
Já Matheus Macedo, também socorrido para a mesma unidade, continua internado em estado grave.
Via Extra