BELFORD ROXO - A cidade de Belford Roxo entrou na Campanha Nacional do Janeiro Branco, “Quem cuida da mente, cuida da vida”, onde o ob...
BELFORD ROXO - A cidade de Belford Roxo entrou na Campanha Nacional do Janeiro Branco, “Quem cuida da mente, cuida da vida”, onde o objetivo é Conscientizar o Cuidado a Saúde Mental da população. A equipe dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria Municipal de Saúde se mobilizou no Centro do município nesta quinta-feira (18), para orientar as pessoas que circulavam pelo local. Durante a campanha, informativos foram distribuídos com os endereços, telefones e a utilidade dos três Caps. Participaram da ação psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, pedagogos, entre outros.
Segundo o Diretor de Saúde Mental do município, Paulo Patrocínio, o objetivo da campanha é de chamar a atenção da população para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas. “No início de todo o ano, a campanha é realizada para incentivar as pessoas a pensarem a respeito de sua vida, seu sentido e propósito, para que mantenham a mente organizada e saber o quanto conhecem de si mesmas para poderem se preparar e priorizar no seu dia a dia o que é mais importante”, disse Paulo.
O empresário Habacuque Moreira, 51 anos, estava caminhando pelo Centro enquanto foi abordado pela equipe do Caps. “Fiquei surpreso com essa ação, pois não sabia da Campanha do Janeiro Branco e nem o que ela representa. Só ouvimos falar das pessoas que tem doenças mentais e nunca de ações de conscientização sobre. Achei interessante”, disse o empresário.
Unidades Caps
Atualmente, o município conta com três unidades: o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), onde é realizado o acolhimento, tratamento e a reinserção social de crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes; o Caps Adulto, que acolhe pacientes acima de 18 anos; e o Caps AD (álcool e drogas), que atende dependentes químicos a partir de 14 anos e conta com três residências terapêuticas. A maioria dos pacientes são encaminhados por médicos e/ou pela escola, mas há algumas demandas espontâneas.
Endereços:
Capsi – Centro de atenção Psicossocial Infanto-juvenil Zaira Vicente Bicchieri
Rua: João Fernandes Neto 920 (antiga Rua do Meio), Centro
Caps Ad - Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas
Rua Adil Miranda 98, Centro, Belford Roxo.
Tel.: 3662-0832
Residência terapêutica 3.
Rua: Iça 279, São Bernardo.
Caps Adulto:
Rua: Expedicionário Eliaquim Batista 296, Areia Branca.