BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou na Uniabeu o Seminário Intersetorial ...
BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou na Uniabeu o Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família, que teve como objetivo fortalecer as condicionalidades do Programa que tem 74 mil famílias cadastradas. O evento contou também com a participação de representantes das Secretarias de Saúde e de Educação. A palestrante foi Monique Melo, superintendente de Renda e Cidadania do Governo do Estado. Durante o evento foi lançada também a cartilha dos “Procedimentos Administrativos do Cadúnico em Belford Roxo”.
Em seu discurso, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, destacou a importância de se fortalecer o trabalho para que os beneficiários do Bolsa Família não sejam prejudicados. “É gratificante poder ajudar a oferecer melhor qualidade de vida à população. Cuidamos de vidas e isso é um desafio diário”, resumiu.
Uma intensa busca ativa tem sido a estratégia da Secretaria de Saúde para manter o cadastro do Bolsa Família atualizado, pois atualizar o cartão de vacinação, com peso e medidas da criança atualizadas, é uma das condicionalidades do Programa. “Estamos conseguindo elevar o índice e vamos melhorar ainda mais”, avaliou a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Vanessa Morales. “Saímos de um índice de 2,5% para 95,7¨. Foi muito trabalho, mas conseguimos uma grande mobilização, pois muitas pessoas dependem do Bolsa Família”, emendou a coordenadora do Programa Bolsa Família na Secretaria Municipal de Educação, Franci Rose Jacinto de Oliveira Araújo.
A palestrante Monique Melo abordou diversos temas na sua palestra, destacando-se o enfrentamento à pobreza e a integração da políticas setoriais.
Cartilha do Cadúnico
A cartilha traz uma série de informações para o cadastro único das famílias, como por exemplo, a documentação exigida no atendimento, além dos procedimentos para atualização cadastral e transferências. A cartilha mostra ainda os endereços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
Foto: Rafael Barreto/PMBR/Divulgação