BELFORD ROXO - Discutir as ações integradas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município foi um dos objeti...
BELFORD ROXO - Discutir as ações integradas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município foi um dos objetivos do Primeiro Encontro de Técnicos do SUAS com profissionais da Educação Especial de Belford Roxo. O evento, que aconteceu na Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin contou com a participação de técnicos da assistência social, saúde e educação do município.
Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, o município quer discutir cada vez mais as ações que melhor atendam aos usuários. “É importante que as unidades de saúde e escolares estejam prontas para ajudar aos beneficiários”, disse a secretária. Já o secretário-executivo da pasta, Diogo Bastos, disse que o governo municipal tem a preocupação de preparar os profissionais para o atendimento aos munícipes.
Segundo a palestrante do evento e assistente social de Belford Roxo, Vanessa Ferreira, é importante que os profissionais conheçam o desenvolvimento dos Cras (Centro de Referência Especializado de Assistência Social Creas) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social Creas) para melhor atender a população e necessário individualizar cada caso e constatar se os benefícios estão realmente chegando a quem de direito. “É importante que os profissionais fiquem atentos para saber se as crianças inscritas nos programas estão sendo bem atendidas”, enfatizou.
Encontro de Profissionais na Uniabeu
Além dos profissionais da Educação Especial de Belford Roxo, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou também, na Uniabeu, o IV Encontro dos Profissionais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que contou com a participação de técnicos do setor. A palestrante do evento foi a subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, que abordou diversos temas na palestra como por exemplo, acompanhamento família; rede de proteção social; funções do SUAS; Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Durante o encontro, a secretária Daniela Carneiro, fez um rápido balanço de como encontrou a pasta, destacando o abandono do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). “Temos três Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), 12 Cras (Centro de Referência de Assistência Social), uma casa de passagem e três abrigos conveniados. Assumimos o governo com tudo fora de ordem. Aos poucos, estamos reorganizando tudo. Nossa meta para 2018 é construir mais um Centro Pop e mais dois Cras”, resumiu Daniela.