BELFORD ROXO - Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Miguel Ângelo Leone, no bairro Xavantes, em Belford Roxo, vão receber nesta ter...
BELFORD ROXO - Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Miguel Ângelo Leone, no bairro Xavantes, em Belford Roxo, vão receber nesta terça-feira (12), às 9h30, o certificado de formatura do curso de Agentes Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química e à Violência. A ação, promovida pela Prefeitura, através da Guarda Municipal, faz parte do projeto “Guarda Presente nas Escolas”, que durante o ano de 2017 já contemplou mais de mil crianças, do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Na quarta-feira (13), às 10h, o projeto vai contemplar 40 crianças da mesma escola que vão conhecer o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O passeio será feito através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Arte e Cultura.
Segundo o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, o projeto “Guarda Presente nas Escolas” visa orientar e tirar as crianças do submundo das drogas e da violência. “Estamos vivendo em um mundo complicado. É papel também do município realizar ações parar ajudar a resgatar a cidadania das crianças e dos jovens”, enfatizou o prefeito. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, que é madrinha do projeto, falou da importância da ação no dia a dia dos alunos. “Formamos agentes multiplicadores. Com esta ação, as crianças aprendem a respeitar o outro e não andar no caminho errado”, disse a secretária.
O “Guarda Presente nas Escolas”, tem o objetivo de orientar e prevenir os alunos da rede municipal contra o uso das drogas. Além disso, durante o curso, as crianças recebem noções de ética, cidadania, segurança, meio ambiente, bullying e aprendem sobre a história de Belford Roxo. “Nas aulas, os alunos interagem com os agentes da Guarda Municipal e chegam a relatar experiências que vivenciam em família. Sem contar que os pais e responsáveis participam bastante e ajudam os filhos a desenvolverem a capacidade de diferenciar o certo do errado”, informou Thiago Silva, inspetor de projetos da Guarda Municipal e um dos responsáveis pela atividade. De acordo com o também inspetor de projetos da guarda, Egidio Soares, outro responsável pela ação, além deste projeto, a Guarda Municipal de Belford Roxo conta com a ronda escolar.
Foto: Rafael Barreto/PMBR/Arquivo