BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo realizou a 3ª Audiência Pública do Projeto de Revitalização da Fazendo do Brejo, onde est...
BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo realizou a 3ª Audiência Pública do Projeto de Revitalização da Fazendo do Brejo, onde estiveram reunidos secretários municipais e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal. Além das alterações do projeto do corredor verde ou corredor ecológico, que irá ligar a Fazenda do Brejo até a Fazenda Boa Esperança, também foi apresentado um novo projeto onde será criado uma Área de Proteção Ambiental (APA). O objetivo do encontro foi debater com a sociedade civil a transformação da área em polo turístico e ecológico. A Fazenda do Brejo é uma construção de 1815 e fica localizada atrás da Faculdade Uniabeu, no Centro.
"Precisamos da ajuda de todos para tornar viável esse projeto. Contamos com o aval do prefeito Waguinho para fazer a revitalização de todo o local", destacou o secretário de Articulação Política, Algacir Moulin, que conduziu o encontro e disponibilizou o e-mail algacirmoulin@gmail.com para opiniões e palpites sobre o projeto. O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, falou que de início, a ideia era a da criação de um Parque Municipal, mas essa discussão foi debatida entre as partes envolvidas no projeto, como a Prefeitura, a Fazenda Boa Esperança, a Uniabeu e a empresa Bayer, que está analisando o projeto, e alterado para a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) do corredor verde. “O que antes era um sonho, começou a ganhar forma desde a 1ª audiência. Essa é uma grande área que precisa ser cuidada e preservada”, disse o secretário.
Especialista em Meio Ambiente, o advogado Francisco Carreira, falou sobre os projetos da Área de Proteção Ambiental (APA) do corredor verde. “O corredor verde que irá ligar as duas Fazendas, terá área de caminhada e de corrida, segurança, iluminação em LED, espaço para educação ambiental, e muito mais. A grande novidade é a APA, pois se trata de um Parque Vertical com atividades em cada nível. Pessoas de todos os lugares visitarão o local”, disse Francisco. O subprocurador municipal e advogado, Fernando Magalhães, falou que o projeto vai desenvolver o lazer ecológico no município. “Iremos transformar a área em um pólo de turismo ecológico”, disse.
Também compuseram a mesa, Marcelo Machado (secretário adjunto de Meio Ambiente), Bruno Paes Leme (secretário de Obras), Wilson de Araújo, o Wilson da Tv (secretário da Pessoa com Deficiência), representando a secretária de Assistência Social e Cidadania e primeira dama, Daniela Carneiro, Adílio Alegria de Lima (Coordenador de Projetos de Cidadania - Direitos Humanos), Vereador Carlos Caneco e o Padre Geraldo Magalhães da Igreja Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Texto: Ana Carolina Gomes
Foto: Rafael Barreto/PMBR-Divulgação