BELFORD ROXO - Em julho deste ano, a Escola Municipal Pastor Rubens de Castro, no bairro Xavantes, em Belford Roxo, ficou destruída apó...
BELFORD ROXO - Em julho deste ano, a Escola Municipal Pastor Rubens de Castro, no bairro Xavantes, em Belford Roxo, ficou destruída após um incêndio provocado por um curto-circuito. Mas a situação mudou, pois a Prefeitura está terminando a reforma da escola, que tem sete salas de aulas e 340 alunos divididos em 12 turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade. Tal qual Fênix, a Pastor Rubens de Castro ressurgiu das cinzas e está ficando novinha em folha.
RELEMBRE O CASO
A diretora Natália Valéria Tomaz de Azevedo explicou que após o incêndio os alunos foram alocados na Escola Municipal Miguel Angelo Leone, no bairro. Ela frisou que a unidade estava em precárias condições antes do incêndio. ”Eram paredes infiltradas e fiações emendadas. Depois da reforma ficará linda”, resumiu.
O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, frisou que a reforma das escolas municipais é uma das prioridades do governo. Ele destacou que em janeiro, primeiro mês de mandato, visitou as unidades e viu o precário estado delas. “Os prédios não ofereciam as mínimas condições de alunos e professores desenvolverem um bom trabalho. Não podíamos chamar de escola aquilo que vimos. Era um abandono total. Determinei a reforma de todas e já estou preparando licitação para construir mais sete. Creio que investir em educação é ter a certeza de um mundo melhor”, arrematou o prefeito, acrescentando que a Pastor Rubens de Castro estava precisando ser reformada.
O secretário de Obras, Bruno de Oliveira Paes Leme, enfatizou que a obra será concluída em novembro. O prédio, que tem uma área construída de 500 metros quadrados, foi remodelado. A cozinha, que era em cima, passou para o térreo, onde ficam também uma sala para alunos com dificuldade de locomoção; cozinha, refeitório, laboratório de informática, sala de recursos, sala de direção e três banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência. Serão construídas ainda três salas para a parte administrativa. A escola tem ainda sala de leitura e de informática.
No andar superior ficam seis salas que já estão pintadas e com as portas prontas para serem colocadas, além de dois banheiros. Cada sala de aula da escola terá dois ventiladores. O teto tem forro antichamas e a iluminação é de led. “A escola estava em precário estado. Conseguimos recuperá-la e vai ficar muito bonita, pois o material é todo de primeira. Falta ainda trocar, por exemplo, umas 12 telhas que estão ruins, mas é coisa rápida”, resumiu Bruno.
O secretário de Educação, Denis Macedo, lembrou que no início do ano, durante uma vistoria, detectou-se que as unidades estavam ruins. Pelo menos dez delas corriam o risco de incêndio. “Fizemos manutenção e pintura em 30 unidades. Além da Pastor Rubens de Castro reformamos também as escolas municipais Pedro Antonio, Julio César e José Mariano dos Passos. Essa semana já iniciamos a reforma da Alejandro Fernandez Nunez”, argumentou o secretário.
Texto: Clébio Luiz
Fotos: Rafael Barreto/PMBR-Divulgação