BELFORD ROXO - Homem também se cuida. Foi pensando assim que a Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo realizou nesta quarta-fei...
BELFORD ROXO - Homem também se cuida. Foi pensando assim que a Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo realizou nesta quarta-feira (29) na Policlínica de Heliópolis, no bairro de mesmo nome, uma palestra sobre o câncer de próstata. O evento fez parte das celebrações sobre o “Novembro Azul”, mês marcado pela mobilização de prevenção à doença. O biólogo Wallace Abboud, especialista em Oncologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), proferiu a palestra para homens e mulheres e falou da importância da ação e dos cuidados que os homens devem ter com a saúde. A abertura do evento foi feita pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro e pela secretária Executiva da Saúde, Fabiana Buriche.
De acordo com Daniela, o governo municipal está empenhado em oferecer uma saúde de qualidade à população. “Promovemos a campanha contra o câncer de mama e agora contra o de próstata. A população deve estar atenta e informada sobre as maneiras de se prevenir das doenças, a fim de evitar complicações piores. É comum as mulheres irem mais ao médico do que os homens. Por isso, elas devem incentivar seus parceiros e amigos a irem a uma unidade de saúde mais próxima e fazer regularmente os exames”, enfatizou a secretária Daniela Carneiro. Segundo Fabiana Buriche, os cuidados com saúde devem começar cedo. “É importante os homens irem ao médico regularmente. Ainda há muita resistência e preconceito com a realização dos exames”, disse.
O biólogo Wallace Abboud ressaltou também que a prevenção é o melhor remédio contra qualquer tipo de doença. “No caso do câncer, quanto mais cedo for detectado, maior são as chances de cura. O preconceito entre os homens em fazer o exame de toque,por exemplo, é muito grande e tem que ser banido”, explicou o biólogo. O aposentado José Sebastião, de 70 anos, foi um dos que assistiram a palestra. “Estou numa idade avançada e sei que é importante cuidar da saúde. Faço meus exames regularmente”, disse José, parabenizando a iniciativa da Prefeitura. Do evento, participaram ainda o secretário Executivo de Saúde, Ricardo Ursine, o secretário do Idoso, João Carlos Julião, o diretor de Saúde Mental do município, Paulo Patrocínio, a diretora das policlínicas, Alessandra Gomes da Silva Souza, entre outras autoridades.
Câncer de próstata
O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo se espalhar por todo o órgão e, em casos mais graves, até mesmo fora dele. A próstata é uma glândula pertencente ao aparelho reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma).
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existem casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença.