BELFORD ROXO - Dia de festa para os cerca de 90 alunos que participaram do 4º Concurso de Redação promovido pela Secretaria de Educaçã...
BELFORD ROXO - Dia de festa para os cerca de 90 alunos que participaram do 4º Concurso de Redação promovido pela Secretaria de Educação de Belford Roxo. A premiação aconteceu na Casa de Cultura e concedeu medalhas, troféus, certificados e brindes aos estudantes. Com o tema “#somostodosQuintana”, os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental trabalharam as redações com as categorias relato de memória, carta social e texto de opinião. Os textos foram corrigidos por três professores de português. O primeiro lugar de cada categoria ganhou um notebook, o segundo, uma bicicleta e o terceiro, um tablet. A apresentação musical do aluno Preto Vinícius Nunes, da E.M. Professora Márcia de Brito, que tocou clarinete e da Orquestra da Assembleia de Deus de Belford Roxo encantou aos presentes.
Para o prefeito da Cidade, Wagner Carneiro, o Waguinho, o concurso de redação é fundamental para ajudar a melhorar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Estamos investindo na educação para conseguirmos uma boa nota nas próximas avaliações”, disse. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, disse que é muito gratificante ver a participação das crianças, dos pais, responsáveis e professores em atividades como esta. “Nosso governo tem a preocupação de proporcionar o melhor para nossos alunos. Precisamos cada vez mais incentivar o hábito da leitura e escrita. Através da educação, vamos formar cidadãos para o futuro”, ressaltou a secretária.
Reconstruindo
O secretário de Educação, Denis Macedo, ressaltou que o prefeito Waguinho, ao assumir a gestão adquiriu uma educação sucateada. “Agora estamos reconstruindo nossa rede e garantindo uma educação de qualidade a nossos alunos. São vários projetos importantes que estamos desenvolvendo no município e o concurso de redação é um deles. A leitura é uma viagem”, acrescentou. Segundo o diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Moisés Silva, o concurso de redação é um incentivo na educação dos alunos. “As crianças estão de parabéns pela sua atuação e empenho. Ao trabalhar a literatura e a escrita também aumentamos a autoestima dos nossos estudantes”, enfatizou. O secretário de Cultura Bruno Nunes, acrescentou que a leitura e a escrita abrem portas o futuro das crianças. Segundo a coordenadora da Divisão de Leitura, Geise Wyrtelin, um dos principais objetivos do concurso é fazer com que os estudantes desenvolvam textos em diversos gêneros. “Durante todo o ano de 2017, trabalhamos o poeta Mário Quintana, que possui uma obra muita rica. Com o concurso, incentivamos o hábito da leitura e da escrita em nossos alunos”, disse.
O aluno do 7º ano da E.M. Moisés Sousa Belarmino, de 14 anos, que tem necessidade educativa especial, foi um dos vencedores do concurso. Ele tirou em primeiro lugar do gênero carta. A professora dele, Vânia Brum, disse que, apesar das limitações motoras, o seu cognitivo funciona muito bem. “Estamos felizes pela sua atuação”, acrescentou. Carlos Eduardo Cordeiro dos Santos, de 14, aluno do 8º ano da E.M. São Francisco, foi um dos participantes do concurso. “Gostei muito da atividade. Aprendi bastante sobre a obra do poeta Mário Quintana e pude, assim como meus outros colegas, desenvolver minha capacidade de leitura e escrita”, enfatizou.
Fotos: Rafael Barreto/PMBR/Divulgação