BELFORD ROXO - Na próxima quinta-feira, dia 5, a suspensão do concurso da Prefeitura de Belford Roxo completará um ano. Ao longo desse...
BELFORD ROXO - Na próxima quinta-feira, dia 5, a suspensão do concurso da Prefeitura de Belford Roxo completará um ano. Ao longo desse período, muitos dos 41.572 inscritos na seleção têm aguardado a possibilidade de receber de volta a taxa paga para ter a chance de concorrer a uma das 2.534 vagas abertas em várias secretarias. Questionada, a prefeitura voltou a afirmar que a taxa será devolvida caso a seleção seja cancelada, o que não tem previsão para acontecer.
O concurso foi suspenso provisoriamente pela Justiça às vésperas da aplicação das provas. A paralisação foi determinada por meio de liminar concedida no âmbito de ação popular alegando que a despesa com pessoal do município já estava acima do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A prefeitura ressalta que o concurso foi realizado pela gestão anterior, do prefeito Dennis Dauttmam (PCdoB). Atualmente, a prefeitura é conduzida pelo ex-deputado estadual, Waguinho (PMDB). A administração não respondeu, no entanto, se a continuidade do concurso é de interesse da atual gestão.
A retomada do concurso público depende de uma decisão final da Justiça sobre a questão (julgamento do mérito), o que não tem prazo para ocorrer. Com a seleção paralisada, a Prefeitura de Belford Roxo realizou processos seletivos simplificados para a Saúde e Educação, para a contratação de profissionais pelo prazo de um ano, podendo haver prorrogação.
Contratos temporários poderão ser rescindidos com retomada de concurso
Segundo a administração do município, a abertura das seleções foi necessária para que as atividades das duas pastas não fossem prejudicadas. No caso da área de Saúde, a oferta no processo seletivo foi de 2.620 vagas. Mais do que foram oferecidas no concurso, mesmo com várias áreas estando abrangidas.
A prefeitura não esclareceu se essas seleções inviabilizariam a eventual retomada do concurso, no que diz respeito às duas áreas. Mas de acordo com o edital da seleção para temporários da Saúde, nos casos em que as vagas forem supridas pela nomeação de concursados, os contratos deverão ser rescindidos na mesma proporção.
As 2.534 vagas do concurso foram distribuídas pelos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior, com os salários iniciais variando de R$880 a R$7.700. As chances foram em cargos como merendeira, gari, zelador, auxiliar administrativo, agente comunitário de saúde, enfermeiro, supervisor escolar, procurador, entre outros. A organizadora da seleção é a Consulpam.
Via Folha Dirigida