BELFORD ROXO - Uma mistura de informação e divertimento aconteceu na E.M. Belford Roxo, na última quarta-feira (18), onde um encontro ...
BELFORD ROXO - Uma mistura de informação e divertimento aconteceu na E.M. Belford Roxo, na última quarta-feira (18), onde um encontro entre os medalhistas do Campeonato Brasileiro de Karatê da Vila Olímpica de Belford Roxo com os alunos da unidade escolar foi realizado. No evento que foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, o Olimpismo foi um dos assuntos abordados. Por fim, um aulão de Karatê foi realizado pelo professor Ademir Gonçalves da Vila Olímpica.
O secretário adjunto da pasta, Brayan Lima, falou sobre o evento. “Começamos falando sobre o Olimpismo para os alunos da unidade escolar. Depois, tivemos um breve relato do ex-aluno da E.M. Belford Roxo, o secretário executivo da pasta Jefferson Vieira que está na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e é árbitro internacional. Em seguida, um depoimento emocionante de duas de nossas medalhistas do Brasileiro de karatê onde contaram sua trajetória até a conquista das medalhas. E encerramos com um aulão do mestre Ademir Gonçalves”, disse Brayan. O secretário lembrou ainda que tudo isso só é possível graças ao apoio recebido do prefeito Waguinho e do secretário da Casa Civil, Márcio Canella.
De acordo com o secretário executivo da pasta, Maurício Fidelis, os alunos da escola gostaram muito dessa experiência. “Os alunos interagiram conosco o tempo todo e se mostraram bastante interessados. Pude perceber que cativei a atenção deles e despertei algo enquanto eu falava sobre o espírito do Olimpismo, seus princípios que são a amizade, compreensão mútua, igualdade, solidariedade e o ‘Fair Play’ (jogo limpo), a importância de ser atleta e poder transformar o mundo a partir da sua vivência como tal”, vibrou Maurício.
Trabalho duro para vencer
Superintendente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, árbitro internacional e ex-aluno da E.M.Belford Roxo, o secretário executivo da pasta, Jefferson Vieira contou um pouco de sua trajetória e de como a escola pública foi sua base. “Comecei a traçar meu caminho na E.M. Belford Roxo, conhecida antigamente como E.M. Floripes Rocha. Hoje, sou um profissional em educação física com especialidades em lutas, serei árbitro nas Olimpíadas em Tókio. Encontrei no esporte todos os objetivos que queria”, disse Jefferson. O secretário frisou ainda que independente de estudar em escola pública ou particular, o aluno tem que se fazer presente em seu desenvolvimento e naquilo que ele almeja e nunca colocar a culpa nas escolas ou nos professores, pois cabe a cada um ajudar na busca do aprendizado.
Professor da Vila Olímpica há anos, Ademir Gonçalves, sempre trabalhou com crianças e falou sobre o trabalho desenvolvido no Karatê. “Nosso trabalho visa direcionar nossas crianças para o caminho do bem através do esporte, independente da modalidade. Tenho muito alunos graduados e que representam a cidade em campeonatos dentro e fora do Estado, sem contar que há bastante medalhista em Belford Roxo. Acredito que com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, podemos ir longe”, enfatizou o professor. Ademir informou ainda que atualmente, o karatê é a modalidade que mais traz medalhas para o município.
O diretor Leandro da Silva Pereira e a Coordenadora Pedagógica Ana Maria Mendonça da E.M. Belford Roxoagradeceram a Secretaria. “Ficamos muito felizes pela participação da Prefeitura na nossa semana ‘teen’, aos secretários adjunto, executivos, que organizaram e fizeram acontecer esse encontro, ao professor de karatê e aos atletas que são exemplos de superação. Vocês abrilhantaram esse dia, não só com a informação e diversão, mas agregando valores a formação dos nossos jovens”, finalizou a Coordenadora.